Seminário foi realizado na Assembléia Legislativa, quando prefeitos eleitos e reeleitos assinaram termos de compromisso “Prefeito Amigo da Criança” O prefeito Roberto Hashioka foi palestrante no seminário “Prefeito Amigo da Criança”, realizado na Assembléia Legislativa pela Fundação Abrinq, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na segunda-feira (08). O prêmio “Prefeito Amigo da Criança” defende engajamento permanente, atuação conjunta dos gestores públicos, dos educadores e dos pais em ações que assegurem os direitos das crianças e dos adolescentes. Participaram do seminário prefeitos, secretários, o governador André Puccinelli (PMDB), o presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Jerson Domingos, a deputada estadual Dione Hashioka (PSDB), a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Célia Maria da Silva Oliveira, entre outras autoridades e convidados. Os prefeitos presentes assinaram o termo de compromisso |Prefeito Amigo da Criança 2009-2012”, instituído pela Fundação Abrinq em 1996, assumindo o compromisso permanente de defender os direitos das crianças e adolescentes. O governador André Puccinelli sancionou a lei estadual que institui os prêmios |Empreendedor Amigo da Criança| e |Cidadão Amigo da Criança|. Puccinelli destacou a importância de se capitalizar os fundos municipais e estaduais em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Ele pediu mais divulgação da legislação vigente, que permite a doação de até 1% para pessoas jurídicas e 6% físicas para os fundos de defesa das crianças, que podem ser abatidos do imposto de renda. O governador destacou que a implementação das políticas públicas não é possível sem os recursos. O prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, um dos palestrantes do seminário, falou sobre as ações que resultaram no prêmio oferecido pela Abrinq outorgando-lhe o título de “Prefeito Amigo da Criança”, por duas vezes, nos seus dois mandatos, sendo um em 2004, quando outros dois prefeitos do Estado também receberam o prêmio, e em 2008, quando apenas mais dois prefeitos foram contemplados com a premiação. Entre as ações desenvolvidas pela atual gestão, destacam-se a implantação de nove Postos de Saúde da Família e mais um que está em construção; programa Girassol, Sentinela, Agente Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Bolsa Família, AABB Comunidade, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), o atendimento aos alunos pela Rede Municipal de Ensino, cujo número dobrou de três mil para mais de seis mil, redução da mortalidade infantil e materna, adesão a todos os programas sociais do Governo Federal e Estadual com contrapartida do Município, entre outros.