Professores e funcionários da Educação Infantil receberam capacitação continuada do Instituto de Assistência Social e Educacional O prefeito Roberto Hashioka entregou na noite de quarta-feira, dia 03 de dezembro, os certificados do curso de capacitação continuada promovido pelo Instituto de Assistência Social e Educacional (IASE). A solenidade foi realizada na sede da Loja Maçônica Obreiros Ocultos, com as presenças da presidente do Conselho do Iase, Neuza Russo, da coordenadora do curso e diretora do Centro de Educação Infantil (CEI) Recanto de Educação Infantil, Maria Imaculada Fernandes, do secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luiz Carlos Sampaio, da coordenadora do curso e coordenadora dos CEI’s da Rede Municipal, Maria Irene Basso Travensolo, Dalmo Almeida Silva, representando o presidente do IASE, Osvaldo Prado, do tesoureiro do IASE, Adriano Resende, professores e funcionários da Educação que participaram da capacitação continuada. Foram entregues 140 certificados da capacitação, que teve duração de 10 encontros e 20 horas de supervisão, visando orientar os professores para desenvolver os trabalhos no dia-a-dia nos Centros de Educação Infantil, abordando temas como primeiros socorros com a criança, segurança no trabalho, prevenção contra incêndios, visão sócio-histórica, segundo Vigotski. O curso de capacitação foi realizado através de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e IASE, com a colaboração dos diretores das unidades de Educação Infantil, escolas e CEI’s, envolvendo os sete Centros de Educação Infantil da Rede Municipal, três Ong’s (Shalon, Aceasna e CREI), além de profissionais que atuam com crianças, como o projeto O Bom Menino, Betel e Apae. O secretário Luiz Carlos Sampaio afirmou que a capacitação oferecida em Nova Andradina para os funcionários e professores da Educação Infantil está muito além do que é oferecido pelo Estado, destacando que o trabalho dos formandos é muito importante, pois eles estarão no dia-a-dia acompanhando o crescimento de bebês e crianças. “Hoje, vemos um sonho realizado, e todos os formandos estão ajudando na construção de um mundo melhor, com mais carinho, humanidade e fraternidade, que irão refletir no futuro dessas crianças”, afirma. Sampaio agradeceu o apoio do prefeito Roberto Hashioka, que tem oferecido total apoio às iniciativas da Educação, ampliando de três Centros de Educação Infantil que existiam em 2001 para sete CEI’s. Sampaio ainda agradeceu o empenho de Neuza Russo, o carinho do IASE e do Independência Alimentos, que são parceiros na capacitação. “Estamos construindo um mundo melhor, isso é que deve nos alimentar e nos impulsionar para continuar esse trabalho extraordinário que é lidar, dar amor, dar educação e carinho a essas crianças”, destaca. Neuza Russo disse estar honrada em poder participar da entrega dos certificados da capacitação, destacando que todos os desafios foram vencidos com a conclusão do curso. “Esse é um projeto ambicioso, que só alcançaria sucesso com a parceria de todos os voluntários. Temos que trabalhar com consciência, amor e respeito ao ser humano, mostrando toda a luz que existe dentro de cada um de vocês. Amar é cuidar, e cuidar de alguém é fazê-lo crescer”, analisa. O prefeito Roberto Hashioka agradeceu aos voluntários que participaram da capacitação, destacando que todas as conquistas da Educação são graças ao trabalho, apoio e parceria dos nova-andradinenses, fatores que puderam proporcionar o aumento do número de alunos na Rede Municipal de três mil para seis mil, reforma de todas as escolas, construção de novas unidades escolares, ampliação do número dos CEI’s de três para sete, entre tantas outras conquistas. “A conclusão de três Centros de Educação Infantil, que estão em construção, vai proporcionar a oportunidade de trabalho para as mães, o que é muito importante”, analisa Hashioka, que fez questão de parabenizar a todos os formandos, salientando que eles fazem a diferença na Educação Infantil. “A vida só tem sentido quando vivida no amor, disse a médica Analena Toneli, que foi prestar serviços na Somália, e acabou assassinada em 2003. É muito importante que tenhamos o amor no coração. Estou muito feliz em receber pelo segundo mandato consecutivo o prêmio Prefeito Amigo da Criança. Agradeço em poder participar de momentos felizes como este”, conclui o prefeito Hashioka.