Com a conclusão da mini-usina, produtores do Assentamento Santa Olga poderão agregar valor ao leite O prefeito Roberto Hashioka lançou na manhã de terça-feira, dia 30 de dezembro, a mini-usina de pasteurização de leite para os produtores do Assentamento Santa Olga. A solenidade foi realizada no núcleo do assentamento, com as presenças do vice-prefeito Helder Faria, secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Márcio Pereira Costa, vereadores João Lúcio e Tito José, Getúlio Soares, presidente da Associação de Desenvolvimento do Assentamento Santa Olga, do presidente social da associação, Ércules Emiliano, do presidente eleito da associação, Fermino Evangelista, do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Edílson Nantes, professor Alexandre Pierezan, representando a reitora da UFMS, professora Célia Maria da Silva Oliveira, e os produtores do assentamento. Visando trazer sustentabilidade para os agricultores familiares, o prefeito Roberto Hashioka lançou a obra da mini-usina de pasteurização de leite, que terá área construída de 38 m², contendo dois balcões refrigeradores, um pasteurizador modelo VIII com pré-resfriador, uma mesa inox, três freezers horizontais de 410 litros, cinco termômetros, 30 caixas plásticas de 12 a 15 litros, e dois freezers horizontais de 530 litros. O custo total da obra é de R$ 62.660,00, sendo R$ 33.362,28 para a construção e R$ 29.297,72 para a aquisição dos equipamentos. Destes recursos, 50.950,00 são oriundos do Ministério de Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), com apoio do Projeto de Infra-Estrutura e Serviço em Territórios Rurais, e contrapartida da Prefeitura Municipal de Nova Andradina no valor de R$ 11.710,00. Na oportunidade, ainda foram entregues 120 sacas de sementes de milho para os produtores rurais, adquiridos pelo Governo Municipal para incentivar a agricultura familiar. O presidente da Associação de Desenvolvimento do Assentamento Santa Olga, Getúlio Soares, deu as boas vindas às autoridades, agradecendo por mais estes investimentos beneficiando os produtores rurais. O secretário Márcio Costa afirmou que o lançamento da pedra fundamental da mini-usina de pasteurização representa o fechamento com chave de ouro dos trabalhos do Governo Municipal neste ano. “Este projeto foi viabilizado com muito trabalho, e irá agregar valor ao leite produzido neste assentamento, com a oportunidade de ser vendido diretamente ao consumidor, dentro dos padrões de saúde exigidos pelo Ministério, melhorando a qualidade de vida dos produtores”, defende. O vereador João Lúcio, falando em nome do Legislativo Municipal, afirmou que irá duplicar a produtividade e o valor agregado para os produtores de leite com os investimentos para a construção da mini-usina de pasteurização. “Esse dia ficará na história, assim como o dia em que foram entregues o trator e os implementos para estes assentados. Precisamos pensar em melhorar cada dia mais, agradecemos ao prefeito Hashioka por mais esta conquista”, afirma. O vice-prefeito Helder Faria falou da satisfação em ver a evolução do Assentamento Santa Olga, que foi implantado graças à luta dos produtores. “Tudo que é produzido aqui gera emprego e renda para Nova Andradina. Queremos que vocês cresçam e alcancem qualidade de vida”, destaca. O prefeito Roberto Hashioka afirmou que produzir leite é um grande desafio, por conta do preço que é pago ao produtor, sendo a mini-usina uma oportunidade para agregar valor ao produto. “Quando mais vocês produzirem, melhor será para vocês, produtores, que devem se preparar para ampliar a produção e gerar mais renda para as famílias”, analisa. Hashioka ainda agradeceu o apoio recebido ao longo dos anos, pelo trabalho e dedicação pela terra, ajudando no processo de desenvolvimento e crescimento da cidade. “Desejo a vocês um 2009 com muito trabalho e muito sucesso”, finaliza Hashioka.