Prefeito de Nova Andradina vem lutando há mais de quatro anos para conseguir que o Incra passe à municipalidade o controle político-administrativo do Distrito Desde o seu primeiro mandato como prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka vem trabalhando no sentido de implementar obras e serviços públicos para beneficiar as comunidades do Distrito de Nova Casa Verde e do assentamento de um modo geral. Entretanto, o prefeito sempre esbarra na falta de solução definitiva por parte do Incra, que até hoje não passou o controle político-administrativo do Distrito para o município, impedindo a implantação de novos projetos na localidade. No último dia 19, em mais um esforço para solucionar o problema, o prefeito Hashioka reuniu várias lideranças daquela comunidade, e juntamente com a deputada estadual Dione Hashioka, esteve em audiência com o superintendente do Incra, Carlos Bonelli, em Campo Grande. Em sua explanação, o prefeito lembrou que há muito vem buscando soluções para este problema, sem sucesso. “Temos urgência em realizar obras para atender Nova Casa Verde, que cresce vertiginosamente, e vai se transformar, sem dúvida alguma, numa grande cidade, graças aos esforços do seu povo trabalhador”, disse o prefeito. Hashioka ainda lembrou que é importante que o Incra também se responsabilize pela regularização dos lotes, pois como órgão federal, o Incra é isento das taxas, que, em contrário, seriam extremamente penosas, se ficassem por conta da Prefeitura ou dos proprietários. Ao falar sobre os problemas enfrentados pelos moradores, as lideranças explicaram que é necessário que o Incra conclua o mapeamento da localidade, para que a Prefeitura possa tomar posse das áreas comuns e destiná-las aos órgãos públicos. Aproveitaram ainda para agradecer ao prefeito pelos serviços que a Administração Municipal realiza, enumerando todos, a exemplo dos serviços de educação, saúde, assistência social, manutenção de estradas e ruas, entre outros. “O prefeito Hashioka tem sido um grande parceiro, mas, com o controle, estamos certos de que ele vai fazer ainda mais”, resumiu o presidente da Associação de Moradores. Bonelli citou algumas das dificuldades do Incra, mas comprometeu-se a disponibilizar uma equipe para concluir o mapeamento e afirmou que dentro de 15 dias estará firmando documento de cooperação mútua entre o Incra e a Prefeitura, para passar o controle para a Administração Municipal. Quanto aos demais assuntos em pauta, Bonelli prometeu uma solução para breve, da mesma forma como aqueles encaminhados pelos parceleiros do Assentamento Teijin, que acompanhavam o prefeito Hashioka e a deputada Dione, que sensibilizada, prometeu envidar todos os esforços para contribuir na solução dos problemas. O prefeito ainda aproveitou a ocasião para entregar projetos de edificação de uma escola e um PSF para a Teijin. “Esses projetos são para que possamos lutar juntos, a fim de conquistar recursos necessários para estas obras”, afirmou o prefeito, acrescentando que os moradores dos assentamentos precisam de união com todas as esferas governamentais, para que possam usufruir do legítimo direito de, como cidadãos, desfrutarem de água tratada, energia em abundância, educação de qualidade, assistência em saúde, participação efetiva nos programas sociais, e principalmente, do respeito pela sua condição de trabalhadores. O prefeito ainda convidou o superintendente do Incra a lutar pela trazer a melhor solução para os impasses. Os parceleiros saíram bastante esperançosos da reunião. “Agora vamos sair desse impasse”, afirmaram.