Sebrae lança catálogo e realiza desfile do APL do Vestuário Pólo Nova Costura em Nova Andradina O prefeito Roberto Hashioka participou na noite de terça-feira, dia 09 de dezembro, do evento promovido pelo Sebrae para o lançamento do catálogo 2009 e desfile de peças produzidas pelas empresas participantes do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário Pólo Nova Costura. O evento foi realizado no salão Alice’s Festas, com as presenças da prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone, do prefeito eleito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, do prefeito eleito de Glória de Dourados, Arceno Athas Junior, o vice-prefeito de Glória de Dourados, Roberto Shinichi Masuko, secretários municipais Maria Eugênia Bruno Andreassi (Cidadania e Assistência Social), Márcio Pereira Costa (Desenvolvimento Integrado), Valentim Peixoto, presidente da Associação Comercial de Ivinhema, gerente do Senai Nova Andradina, Sandra Mara Denega, representantes da Seprotur, Sindivest/MS, além dos empresários do Pólo Nova Costura e convidados. O Arranjo Produtivo Local Pólo Nova Costura foi implantado há quatro anos, visando o fortalecimento das indústrias do vestuário. O Pólo Nova Costura possui hoje 47 empresas participantes, de 14 municípios do Estado envolvidos, com mais de 560 postos de trabalho criados nas empresas. Desde a sua implantação, o Pólo Nova Costura registrou crescimento no número de clientes, sendo que algumas empresas tiveram aumento de até 1000% em produtividade. O diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, afirmou ser um momento de celebração dos resultados obtidos pelo Pólo Nova Costura, com planejamento para novos projetos que serão executados em 2009. “O grande transformador da sociedade é o empresário, porque é quem faz investimentos para produzir, na incerteza do consumo. O Sebrae vem trabalhando para minimizar essas incertezas, orientando e ajudando a planejar o desenvolvimento da região”, destaca. A gerente do Senai de Nova Andradina, Sandra Mara Denega, afirmou que o Senai, também parceiro do Pólo Nova Costura, está com novos projetos para o atendimento aos empresários, oferecendo capacitação aos trabalhadores das indústrias do vestuário. “Tivemos uma participação muito significativa das empresas na realização dos cursos de capacitação, indicativos muito bons para o Senai, que tem a missão de atender a qualificação de pessoas, e com isso, registrou um grande crescimento no Estado. Um País melhor se faz com pessoas que sonham, que acreditam no sonho e vão à luta para fazer acontecer, apesar das dificuldades. Vocês, empresários, estão de parabéns pela garra e determinação”, expõe. O gerente do Senac Dourados, Antônio Carlos Campos de Farias, afirmou que o Senac iniciou a construção do Pólo Nova Costura juntamente com os empresários. Antônio Carlos afirmou que o Senac oferece ações fortes para o crescimento do pólo do vestuário, e no ano de 2009, irá promover novos cursos, com qualidade, para trazer resultados concretos às empresas do vestuário. “Incentivo vocês a continuarem motivados, crescendo e se desenvolvendo, ajudando no crescimento desta região. Contem sempre com o Senac”, destaca. A empresária Josefa Aparecida Paris, da empresa Paris Fashion, falando em nome dos empresários, falou sobre a importância do APL do Vestuário para o crescimento das indústrias que compõem o Pólo Nova Costura. “Gostaria de fazer um agradecimento especial, em nome dos empresários, a todos que contribuíram para nossas conquistas, acreditando em nós. Vamos fazer o possível para atender às expectativas, para o crescimento do nosso município e do Estado”, afirma. O prefeito Roberto Hashioka afirmou que o selo Nova Costura é uma marca que representa qualidade, com resultados surpreendentes nestes quatro anos de existência. “Investimos nesta iniciativa porque sabemos da importância do fortalecimento do setor. Recentemente, tivemos a oportunidade de entregar 90 certificados de cursos de costura industrial, para as mulheres de Nova Andradina e do Distrito Nova Casa Verde, através do Centro de Qualificação e Geração de Renda”, expõe. Hashioka disse que o segmento de confecções se consolida através das empresas familiares, e assim Nova Andradina e região poderão construir uma rede geradora de empregos. “Me sinto muito gratificado pelo sucesso que alcançou o pólo, são muitas conquistas alcançadas durante os dois mandatos, graças à parceria de todo Sistema S. Parabenizo todos os empreendedores pelo trabalho, e desejo sucesso para que conquistem o mercado interno e externo com seus produtos”, conclui o prefeito Hashioka.