Casa de Recuperação Esconderijo do Altíssimo irá tratar dependentes químicos em Nova Andradina O prefeito Roberto Hashioka participou na manhã de sábado, dia 07 de junho, da inauguração da Casa de Recuperação “Esconderijo do Altíssimo”, que está instalada no antigo Pesqueiro “Bom-Ti-V”, na BR 267, saída para Ivinhema. A inauguração foi prestigiada pelo secretário de Finanças e Planejamento, Umberto Canesque, vereadores Glauco José Lourenço, Rogério de Souza, Adriano Palopoli, Milton Sena, Tonho Ortega, João Lúcio, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Nilvo Vicente Perlin, presidente da Casa de Recuperação Lindomar Fonseca do Nascimento, pastores das Igrejas Evangélicas, padre Antônio Dall’ó, imprensa, pessoas da comunidade e convidados. A Casa de Recuperação de Nova Andradina vai oferecer toda a estrutura necessária para as pessoas que necessitam de ajuda para serem curadas. Conforme Lindomar, a casa terá condições de abrigar até 30 dependentes do sexo masculino, no início, sendo que eles receberão acompanhamento médico e psicológico. O local possui um alojamento, cozinha, sala de reunião e TV, além de um ambiente para oferecer todas as condições necessárias aos dependentes. Na casa os dependentes receberão orientação espiritual, atividades esportivas e recreativas e desenvolverão atividades ocupacionais, com trabalho em uma horta e na criação de pequenos animais, segundo informou o presidente da Casa de Recuperação, Lindomar Fonseca. O tenente-coronel Nilvo Vicente Perlin afirmou que a inauguração de uma casa de recuperação em Nova Andradina é um passo muito importante para a solução de alguns problemas intimamente vinculados à segurança pública, que é a questão das drogas. “Um grande percentual de ocorrências registradas estão intimamente ligadas ao consumo e comércio da droga. A instituição que hoje se inicia possibilitará que essas pessoas possam estar retornando ao convívio na sociedade”, analisa Perlin. O presidente da Câmara, vereador Glauco José Lourenço, afirmou que o sucesso da Casa de Apoio dependerá do trabalho de todos. “Essa casa irá auxiliar na solução de problemas sérios, como é o caso da dependência química. Acredito que o trabalho que será desenvolvido aqui será muito importante para as famílias de Nova Andradina, que irá inserir novamente os dependentes na sociedade”, destaca. O vereador João Lúcio Santolini agradeceu a oportunidade de poder participar da inauguração da Casa de Recuperação, que irá acolher pessoas que passaram por problemas, mas que irão passar a ser cidadãos responsáveis por seus atos. “Uma casa se constrói tijolo a tijolo, temos que continuar trabalhando para construirmos aqui um sonho, de ver pessoas que foram desprezadas pela sociedade, se tornarem cidadãos da nossa comunidade”, afirma. O prefeito Roberto Hashioka afirmou que é uma grata surpresa ver a participação de toda a sociedade para a implantação da Casa de Apoio, que caminha para o sucesso. Hashioka falou da importância da casa, que será responsável por liquidar o sofrimento das famílias que passam pelo problema da dependência química. “Nossa vida é conduzida por sinais, acredito que todos os sinais apontam para o sucesso desta instituição. É preciso ter muita dedicação, fé e carinho para ajudar essas pessoas na sua recuperação. Me coloco à disposição para que possamos somar muitas vitórias na recuperação dos dependentes”, analisa Hashioka. O presidente da Casa de Recuperação, Lindomar Fonseca, contou sua história de vida e emocionou os presentes com seu exemplo de superação. Lindomar afirmou que foi dependente químico por 12 anos, já foi preso em conseqüência das drogas, teve sua irmã assassinada por um traficante devido à sua dependência química. “Confesso que hoje é um dia muito importante para minha vida e para Nova Andradina, pois assumi o compromisso e estarei morando aqui até que essa casa seja estruturada, caminhando com suas próprias pernas. Devemos acreditar na recuperação dessas pessoas, para que elas obtenham sucesso”, declara. A Casa de Recuperação de Nova Andradina é uma extensão da casa de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, que funciona há quatro anos e foi também fundada por Lindomar. “A casa de recuperação trabalha com as pessoas que querem se recuperar, oferecendo toda a estrutura para que consigam se livrar das drogas, com orientação psicológica, espiritual, oferecendo, além de tudo, amor, porque sem amor não há recuperação”, conclui Lindomar.