Prefeito Hashioka vai expor suas experiências em seus dois mandatos consecutivos como “Prefeito Amigo da Criança” O prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, participa no dia 08 de dezembro do Seminário “Prefeito Amigo da Criança 2009-2012”, que será realizado na Assembléia Legislativa, em Campo Grande, às 08 horas. O evento é uma realização da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, fazendo parte do lançamento da 4ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), gestão 2009-2012, que contará com a presença do Governador do Estado, André Puccinelli, prefeitos eleitos, do presidente da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos, e do Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Dr. Manoel Catarino Paes Peró. De acordo com informações da Fundação Abrinq, na terceira edição do Programa, gestão 2005-2009, o PPAC teve a adesão de 40,7% dos 5.564 municípios brasileiros, ou seja, 2.263 prefeitos assinaram o Termo de Compromisso Prefeito Amigo da Criança 2005-2008, entre eles, o prefeito Roberto Hashioka. Para a próxima edição, o desafio da Fundação Abrinq para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes é maior, pretendendo buscar adesão e compromisso de três mil prefeitos do País. Os programas que atendem tanto no resgate e proteção à cidadania, implantados e mantidos pela atual Administração, em parceria com as demais esferas de governo, têm como alvo também a criança e o adolescente, porque formam uma cadeia de proteção e apoio à família, fatores que credenciaram o prefeito Roberto Hashioka, em suas duas gestões, ser escolhido “Prefeito Amigo da Criança”, feito que poucos municípios do País tiveram o privilégio. Para a ocasião, o prefeito Roberto Hashioka fará parte da mesa do Seminário e irá expor suas experiências e as ações desenvolvidas para garantir os direitos da criança e do adolescente em suas duas gestões. Nova Andradina vem ampliando a rede de proteção à criança e ao jovem, fator que credenciou o prefeito Hashioka ser laureado com o título “Prefeito Amigo da Criança. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) conta hoje com 750 crianças, em três núcleos, inclusive um na zona rural. Há 400 crianças matriculadas e assistidas nos vários Centros de Educação Infantil (CEI) mantidos pela Prefeitura; o Programa que objetiva favorecer o menor aprendiz, conta com 30 adolescentes matriculados; o Agente Jovem assiste 86 adolescentes e agora, em sua nova modalidade, denominada Pró-Jovem, vai ampliar suas metas para 250 atendidos. O AABB/Comunidade, programa em parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil orienta e assiste 120 crianças e a Banda Marcial Getúlio Vargas mantém em suas fileiras 120 jovens. Com isto, diretamente, a Prefeitura mantém 1.756 crianças e jovens, com o que há de melhor em matéria de promoção e assistência social: reforço escolar e alimentar, orientação para a cidadania e o trabalho e ainda os mantém longe das ruas em funções que visam a proteção social como um todo. Ainda há os programas mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde, e entre eles, os de erradicação e tratamento de doenças, a proteção contra DST/AIDS, prevenção através de vacinas, nutrição entre outros. Na Educação, a atual administração dobrou o número de vagas, que hoje alcança mais de seis mil alunos na rede municipal, com ensino de qualidade, material escolar e didático, laboratórios de informática, bibliotecas, e ainda um Departamento de Cultura que trabalha buscando aproveitar e ampliar o potencial artístico e cultural dos nossos jovens e crianças, somando-se ainda ao trabalho na área do esporte e do lazer. “As crianças e os jovens têm sido responsáveis pelas nossas maiores alegrias. O carinho delas é meu incentivo para vencer os desafios e continuar o trabalho em favor do nosso município”, afirma o prefeito Roberto Hashioka.