Polícia Militar dá posse à diretoria do Conselho Municipal de Segurança e entrega certificados de curso de Promotor de Polícia Comunitária O prefeito Roberto Hashioka participou na tarde de sexta-feira, dia 30 de maio, da posse da diretoria do Conselho Municipal de Segurança do biênio 2008/2010 e da entrega dos certificados do Curso Nacional de Promotor de Polícia, realizada no plenário da Câmara Municipal de Nova Andradina. Participaram da solenidade o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Nilvo Vicente Perlin, os prefeitos Genivaldo Medeiros (Taquarussu), Renato Câmara (Ivinhema), João Donizete Cassuci (Angélica), Marcílio Álvaro Benedito (Novo Horizonte do Sul), o presidente da Câmara, vereador Glauco José Lourenço, os vereadores Tito José, Adriano Palopoli e Célia Dan, os delegados Rinaldo Gomes Moreira (Nova Andradina), Rilton Alexandre Araújo (Regional), Alessandro Capobianco (Batayporã), Marília de Brito (Delegada da Mulher), Marlúcia Sassaki (Taquarussu), Lupércio (Angélica e respondendo por Ivinhema), delegado licenciado de Ivinhema Messias Furtado, capitão Huesley Paulo da Silva, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Janis Lau Pini, presidente do Conselho Comunitário de Segurança, major Alexandre Resende, representando a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, policiais militares, civis, bombeiros e membros da comunidade, que tomaram posse no conselho e participaram do curso de Promotor de Polícia Comunitária. Na ocasião, foram empossados 53 promotores de Polícia Comunitária, sendo 31 policiais militares, 10 policiais civis, cinco bombeiros militares, cinco conselheiros municipais e dois membros da comunidade. A Polícia Comunitária tem como elemento central a parceria com a comunidade, buscando a melhoria da qualidade de vida da própria comunidade, garantindo a convivência e evitando o crime na sua prevenção máxima. A comunidade tem o direito de não apenas ser consultada, mas participar das decisões sobre as prioridades das instituições de defesa social. O major Anderson Resende apresentou a filosofia da Polícia Comunitária, enfatizando que as ações consistem na melhoria na qualidade de vida de todos, não só na questão de segurança, mas muito mais ampla, trabalhando com as situações do cotidiano. “Este curso representa um salto qualitativo em termos de investimento no capital humano, na valorização do profissional de segurança pública, na busca da excelência das ações de formação e conseqüentemente, na melhoria das ações de segurança pública”, destaca. De acordo com major Anderson, o curso, realizado em parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), representa um recomeço de idéias e de atitudes voltadas para cada vez mais atender melhor e buscar soluções para o enfrentamento ao crime e à violência nas suas diversas formas e razões. “Com o curso, podemos disseminar conhecimentos e informações para que todos os profissionais da área de segurança pública, estimulando doutrinas e práticas militares visando atender de forma precisa a população”, afirma. O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, o advogado Janes Lau Pini, afirmou que o conselho irá se empenhar para promover segurança para a população, desempenhando o papel de conselheiro comunitário, que é muito importante, trazendo idéias e participando ativamente dos trabalhos. “Gostaria de agradecer a confiança, e dizer que vamos nos empenhar em trazer para os operadores da segurança algo que venha satisfazer a sociedade, buscando soluções para os problemas”, analisa. O bombeiro militar soldado Gaeta foi o orador da turma, e falou sobre a trajetória do curso de promotor de Polícia Comunitária, destacando todas as atividades para a formação. “Espero que possamos contar com todos, buscando um objetivo único. Ninguém pode caminhar sozinho neste mundo, nossos triunfos, derrotas, alegrias, tristezas, temos que compartilhar com pessoas comprometidas com o bem comum”, destaca. O tenente-coronel Nilvo Vicente Perlin, comandante do 8º BPM, afirmou que se tratava de um dia de festa, porque todos os formandos do curso são pessoas comprometidas com o firme propósito de melhorar a segurança pública de Nova Andradina. “Sei que todos se dedicaram extremamente, então parabenizo a todos os formandos por mais esta conquista”, afirma. Perlin disse que os promotores de Polícia Comunitária irão atender à demanda da segurança pública, mas que é preciso sempre ampliar o quadro para melhoria no setor. “Devemos tentar resolver nossos problemas com a participação da comunidade”, analisa. O delegado regional da Polícia Civil, Rilton Alexandre Araújo, iniciou seu discurso citando Bertold Brecht. “Se dizem violento o rio que tudo arrasta, mas não se dizem violentas, as margens que o oprimem”, afirma, destacando que em todos os anos na polícia constantemente o policial presencia casos de violência. “A violência tudo arrasta, e todos nós somos as margens, a nossa sociedade, em que lidamos com estas situações através da exclusão social. Hoje, a nova linha de pensamento é a polícia comunitária, que possui uma filosofia de ação, mudando nossa forma de pensar e atuar para combater a violência”, analisa. O prefeito Roberto Hashioka afirmou que a formação dos novos promotores de segurança gera muita expectativa e esperanças para a melhoria no setor de segurança pública. “Quero parabenizar todos os formandos e desejar muito sucesso nos trabalhos, que possamos ter essa integração entre a polícia e a comunidade, que com certeza, representará em bons frutos para nossa população”, conclui Hashioka.