Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Manusear sementes e mudas de hortaliças, aprender sobre o processo de germinação e desenvolver valores relacionados às questões ambientais se tornaram rotina para os alunos da Escola Municipal Delmiro Salvione Bonin, na Gleba Angico, em Nova Andradina. Ao aliar teoria e prática, os produtos cultivados com a ajuda dos alunos enriquecem a merenda escolar e tem sido uma forma de aprendizado saudável, nutritiva e criativa.

É o que propõe o projeto “Horta na Escola”, idealizado por Reinaldo Afonso Santos Rodrigues, estudante do curso técnico agropecuário do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, que desenvolve a iniciativa em parceria com a Brasilwood Reflorestamento. “Iniciamos o projeto no começo do ano letivo e, pelos bons resultados já apresentados, devemos estender a mais unidades escolares”, aponta.

Segundo o coordenador do projeto, as atividades envolvem a comunidade escolar. “Mais de 90 alunos estão envolvidos, participando de todo o processo educativo ativamente, desde o plantio até o consumo”, reforça. “Além de aprenderem na teoria, os alunos vivenciam a prática. Assim, eles têm um rendimento superior, aprendem a preservar a natureza e se alimentam melhor”, afirma a professora Paula Renata Marcheza.

Para a secretária de Educação, Nair Lorencini Russo, através das atividades na horta, os alunos se tornaram multiplicadores na comunidade onde moram. “Nossos alunos transmitem aos pais o que aprendem na escola. Com essa interação entre as famílias, vivenciamos um processo de mudança de comportamento em relação ao meio ambiente”, expõe a gestora, confirmando o apoio da Semec à iniciativa.

De acordo com a unidade escolar, as atividades teóricas são de caráter interdisciplinar. As aulas são ministradas por pesquisadores, professores e técnicos com formação nas áreas agrária, meio ambiente e educação ambiental no campo. Durante o projeto, os estudantes recebem aulas de manejo, conservação e fertilidade do solo, adubos orgânicos, comunicação técnica e medidas sustentáveis.

Parceira da iniciativa, a empresa Brasilwood aponta a responsabilidade social como um de seus pilares estratégicos, o que justifica o patrocínio do “Horta na Escola”. De acordo com a empresa, as ações que contam com o apoio da Brasilwood visam proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas as unidades operacionais.