O Índice de Preços ao Consumidor de Nova Andradina (IPC-NA), calculado pela UNES/FINAN, apresentou variação positiva de 0,41% para o mês de agosto. Este número representa uma queda de 27% nos preços em relação a julho, seguindo uma tendência nacional de desaceleração. De acordo com Diego Dias, professor de economia da UNES/FINAN e coordenador do IPC-NA, o Governo Federal vem desempenhando papel fundamental para a quebra do processo inflacionário, subindo as taxas de juros, encarecendo o crédito e freando consumo, principal causador da alta recente dos preços. O item alimentação foi o principal responsável por esta queda, apresentando desaceleração significativa, de 1,74% em julho para 0,23% em agosto. O item habitação teve alta de 1,02% denotando a recente alta nos preços dos materiais de construção devido ao aquecimento no mercado da construção civil. O IPC-NA foi criado recentemente pela UNES-FINAN em parceria com a ACINA e tem o intuito de mensurar as variações dos preços ao consumidor de Nova Andradina. Os preços são coletados por acadêmicos da UNES-FINAN em diversos pontos do comércio varejista da cidade.