Devem ser investidos cerca de R$ 2,6 milhões para conclusão da ampliação e reforma geral do Hospital Regional de Nova Andradina O Governo do Estado iniciou a reforma dos blocos A e B do Hospital Regional de Nova Andradina, após a licitação realizada pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). Os serviços, a serem executados pela Secretaria de Estado de Obras, terão investimentos de R$ 1.481.784,25, de acordo com informações do Governo do Estado. O prazo máximo para execução é de 10 meses, e a obra está sendo realizada através da empresa vencedora Angra Construções Ltda. O prédio do hospital passará por uma ampla reforma nos dois blocos existentes e terá a substituição do piso, ampliação das salas, revisão na cobertura, execução de novas instalações elétricas, reforma geral nas instalações hidro-sanitárias e pintura completa. O hospital será adequado às normas do Conselho Deliberativo da Anvisa RDC-50, já aprovado pela Vigilância Sanitária, com objetivo de transformá-lo na categoria de hospital regional. Simultaneamente, ainda está sendo realizada a conclusão da ampliação do Hospital Regional, numa área de 2.019,37 m², com custo orçado em R$ 1.119.100,08, segundo informações do Governo do Estado. Estima-se que, ao final, serão empregados recursos da ordem de R$ 2,6 milhões para conclusão da reforma geral e da ampliação, lembrando ainda que pelo projeto, o Hospital Regional de Nova Andradina contará com 100 leitos, incluindo UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva), centros cirúrgicos, e todas as dependências necessárias para o atendimento, inclusive de pacientes da região. O Bloco “B” contará com duas salas de cirurgia, uma de recuperação e passarela ligando ao Bloco “C”, que com a ampliação terá Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com dez leitos e dois de isolamento, quarto para plantonista, sala de equipamentos, vestiários feminino e masculino, sala de Depósito de Material de Limpeza (DML), uma sala de utilidades, rouparia, quatro enfermarias, um posto de enfermagem, uma sala de descanso de equipe e uma de rouparia. Já a ampliação do novo Bloco “D” contém 14 enfermarias, sendo cada posto de enfermagem contendo sala de serviço, salas de utilidades, rouparia, sala de DML, sala de curativos, além de uma brinquedoteca contendo sala de estar, refeitório, espaço para lazer, berçário e copa. Através de um convênio celebrado entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde, após a conclusão da reforma geral e da ampliação do Hospital Regional de Nova Andradina, o prédio será totalmente equipado. O projeto para a aquisição de equipamentos e móveis para o Hospital Regional já foi aprovado pelo Ministério, com investimentos previstos de R$ 2.887.800,00, que serão aplicados para equipar os 58 ambientes do hospital, oferecendo atendimento para todos os municípios da região do Vale do Ivinhema, tornando-se um centro de referência da saúde. Com o oferecimento deste atendimento, diminuirá o número de pacientes que precisarão se deslocar para a Capital para realizar procedimentos de alta complexidade. A conclusão da ampliação do Hospital Regional é uma solicitação antiga do prefeito Roberto Hashioka e da deputada estadual Dione Hashioka, que tem buscado melhorias na saúde de Nova Andradina, trabalhando para que o município tenha condições de atender a toda população com qualidade, inclusive absorvendo os pacientes da região. “A demanda por atendimentos é muito alta, precisamos continuar trabalhando para oferecer o maior número de especialidades médicas nos pólos regionais, visando diminuir o deslocamento para a Capital”, analisa Hashioka. O prefeito Roberto Hashioka agradeceu o apoio do governador André Puccinelli, que tem sido um grande parceiro na realização de obras e investimentos beneficiando a população de Nova Andradina e região, como a conclusão do Hospital Regional, construção de casas populares, investimentos em obras de infra-estrutura urbana, a duplicação da MS 134, entre outros investimentos. “O governador André tem sido sensível aos apelos de Nova Andradina, entendendo a importância do município como pólo regional. A forma carinhosa com que atende às nossas comunidades comprova a sua visão privilegiada de homem público, que reconhece, em toda a região do Vale do Ivinhema, um grande potencial de desenvolvimento para Mato Grosso do Sul”, concluiu Hashioka.