Escola Municipal realizou abertura do projeto de leitura com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental A Escola Municipal Pingo de Gente – Pólo realizou na noite de sexta-feira, dia 16 de maio, a abertura do projeto intitulado “Leitura: uma prática social”, que será desenvolvido durante o ano na unidade escolar. Foram realizadas duas apresentações culturais, sendo uma música, interpretada por Luiz Mário, e uma coreografia com os alunos da Escola Pingo de Gente. Prestigiaram a abertura o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luiz Carlos Sampaio, representando o prefeito Roberto Hashioka, a diretora da Escola Pingo de Gente, Maria Solange de Oliveira, Marlene Gayão, diretora da Faculdade de Educação de Nova Andradina (FANA), Soner Arfux de Figueiredo, gerente da UEMS, unidade Nova Andradina, e o diretor da Uniderp Interativa, José Carlos Catarino. A diretora Maria Solange destacou a importância e relevância do projeto, afirmando que o objetivo da escola ao criar esse projeto é para que todos os alunos da unidade escolar tenham acesso à leitura. “Esperamos que este seja o primeiro de tantos outros projetos que deveremos colocar em prática para trazer educação de qualidade para nossos alunos”, destaca. O secretário Luiz Carlos Sampaio, representando o prefeito Hashioka, agradeceu aos parceiros, como a FANA, Uniderp e Uems, e afirmou que o momento era de muita alegria, pois o projeto tem uma grande importância para elevar o valor da leitura, criando espaços e oportunidades para que a leitura chegue até os alunos. “Povo culto é povo que lê, não existe cultura sem a leitura. Quem gosta de ler, sem dúvida, será uma pessoa realizada na vida”, afirma. O projeto de leitura, que é coordenado pelas professoras Elisabeth Cano Sabino e Káthia Rejane Martins Zanata, tem por objetivo proporcionar aos alunos acesso aos diferentes meios de comunicação escrita, e incentivar para que se tornem leitores críticos e capazes de atuar positivamente no meio em que vivem, além de conscientizar sobre a importância da leitura na formação da cidadania. O projeto ainda pretende desenvolver competência e habilidades nos alunos para utilizar os materiais escritos que circulam em nosso meio, propiciar uso das funções da comunicação escrita em diferentes modalidades, incluindo a modalidade culta, formando o comportamento de leitores críticos. Após a abertura do projeto, foi realizada uma mesa redonda com a participação do professor doutorando José Felice, da Uems, professora mestranda Adelaide Eduardo Barros da Silva, da Fana, professora Adriana Palhoto, e professora Sandra, da Uems. Na ocasião, foi discutida a importância da leitura na Educação Infantil e séries iniciais como instrumento de formação, aprendizagem e lazer para os alunos.