Em sua décima edição, Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras foi realizado no dia 15 em Campo Grande A Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas, de Nova Andradina, conquistou o terceiro lugar no 10º Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado no sábado, dia 15 de novembro, em Campo Grande, na Praça do Rádio Clube. Participaram do concurso 95 corporações, entre fanfarras, bandas de percussão, bandas marciais e musicais, de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Pará. Mato Grosso do Sul concorreu com 23 corporações. Nova Andradina participou com 80 componentes na categoria bandas marciais, e foi premiada com o 3º lugar pelo seu corpo musical e em 3º lugar na categoria baliza, com Jenifer. Em primeiro lugar, ficou a Banda Manoel Bonifácio, de Campo Grande. A Banda Marcial foi fundada em julho de 1983, com 25 anos de existência, sempre atuando com trabalho de inclusão social e cultural. Quando o prefeito Roberto Hashioka assumiu seu primeiro mandato, em 2001, a Banda Marcial Getúlio Vargas passou por uma reestruturação, com aquisição de novos instrumentos e uniformes, e hoje participa de diversos concursos, conquistando sempre bons resultados. Exemplo disso foi a participação da Banda Marcial no 9º Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras, em Campo Grande, em que Nova Andradina ficou em segundo lugar na categoria baliza e segundo lugar no corpo coreográfico. O projeto é mantido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), possui 120 jovens com idades entre 08 a 18 anos, realizando atividades de reforço escolar, aulas de musicalização infantil e teoria musical, de segunda à sexta-feira, das 13 às 17 horas. Os integrantes são oriundos dos programas Agente Jovem, Peti e da comunidade. O maestro da Banda Marcial, Edson Dias Pinheiro, enfatizou que o prefeito Roberto Hashioka tem tido a preocupação e sensibilidade de dotar a banda das melhores condições, e com isso conservando o nível de qualidade dos instrumentos e dos músicos. “Só temos a agradecer ao prefeito Hashioka que jamais faltou com seu incentivo para que a Banda Marcial continue sua trajetória e assim possa atingir os objetivos. Só quem já tocou na Banda Marcial Getúlio Vargas sabe a emoção que é fazer parte dela”, destaca o maestro.