Foi inaugurada neste sábado (23) em Nova Andradina a unidade móvel de prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, uma carreta totalmente equipada com infraestrutura para realização gratuita de exames de prevenção e diagnóstico de câncer. A solenidade foi liderada pelo presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, e reuniu representantes de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
De acordo com o coordenador regional do Hospital de Câncer de Barretos, Ademar Capuci, os atendimentos no município ocorrerão de 25 de maio a 2 de junho. A expectativa é de que durante o período sejam realizados 420 exames de Papanicolau e 392 de mamografia. Sediada em Nova Andradina, a unidade móvel deverá percorrer 22 municípios da região leste e sul do Estado.
A carreta leva o nome de Aldegonda Capuci, em homenagem à mãe de Ademar Capuci, um dos pioneiros nas atividades em prol do Hospital de Câncer de Barretos em Mato Grosso do Sul. Viabilizado por meio de emenda apresentada pelo ex-senador Antônio Russo Netto, o veículo conta com duas enfermeiras, dois técnicos em radiologia, um técnico administrativo e um motorista.
Segundo Henrique Prata, presidente da fundação responsável pela manutenção do Hospital de Câncer, somente em 2014 as carretas já em atividade percorreram 97.298 quilômetros, o equivalente a mais de duas voltas ao redor da Terra. No total, o departamento de prevenção realizou, através das unidades fixas, móveis e com o projeto Cidades 312.026 atendimentos a 246.940 pacientes.
Nova Andradina, cidade salvadora de vidas
Na ocasião, o prefeito Roberto Hashioka destacou o apoio do Governo Municipal para a iniciativa e frisou ações da Prefeitura com foco no setor. Iremos referenciar nosso município como um polo de inovação a partir da ciência e da tecnologia. É verdade que estamos transformando Nova Andradina em uma cidade inovadora, mas, o mais importante, em uma cidade salvadora de vidas, ressaltou o gestor.
A cerimônia contou com a presença da primeira-dama Dione Hashioka, vice-prefeito Milton Sena, presidente da Câmara Cido Pantanal, juíza Jacqueline Machado, prefeitos Beto Sãovesso (Batayporã), Roberto Nem (Taquarussu), Wagner Guirado (Anaurilândia) e Tuta (Ivinhema), além de coordenadores municipais e regionais do Hospital de Câncer em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Também estiveram presentes o ex-senador Antônio Russo Netto, acompanhado da esposa Neuza Russo, vice-presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras Jurídicas, Aires Gonçalves, diretor da Fiems, Ivo Scarcelli, presidente da Finova, Fábio Selhorst, e os vereadores Sandro Hoici, Ricardo Lima, Zé Bugre, Quemuel de Alencar, Marião da Saúde, Valter Yasunaka, Adriano Palopoli e Valmirá do Pax.
Além de vereadores e secretários municipais da região e dos estados vizinhos, estiveram presentes ainda, de Nova Andradina, os secretários Silvio Senhorini (Saúde), Arion Aislan (Finanças), Umberto Canesque (Serviços Públicos), Nair Russo (Educação, Cultura e Esporte), Jozeli Chulli (Cidadania e Assistência Social) e Márcio Costa (Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado).
Após a solenidade, todos representantes se dirigiram para conhecer a nova sede do Poder Executivo de Nova Andradina, inaugurada no último dia 30 de abril. A agenda também contou com visita às obras do Centro de Diagnóstico do Hospital de Câncer de Barretos, atualmente em construção às margens da MS-134, na saída para o distrito Nova Casa Verde.
Unidades de Prevenção
Inicialmente, a estratégia de rastreamento adotada pelo departamento de prevenção do Hospital consistia em uma busca ativa de mulheres para fazerem os exames preventivos de câncer em seus domicílios ou em locais próximos. O Hospital ia até a residência dessas mulheres, na periferia de Barretos, para a realização de exames preventivos de colo uterino.
Essa atuação trouxe resultados positivos: do total de mulheres diagnosticadas com câncer, 80% dos casos estavam em estado inicial - período do desenvolvimento da doença em que a chance de cura é de 90%. Com o sucesso desta iniciativa, o trabalho de prevenção foi estendido para toda a população rural e urbana do município.
O projeto cresceu, ganhou melhor estrutura e começou a atuar não somente em Barretos, mas em outras regiões do País, realizando um trabalho de prevenção de câncer pioneiro na América Latina.