Mais de 15 mil pessoas prestigiaram o desfile de Sete de Setembro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação O prefeito Roberto Hashioka, acompanhado do juiz da Comarca, Dr. Maurício Petrauski, e do presidente da Câmara, vereador Glauco José Lourenço, hastearam os pavilhões do Brasil, Estado de Mato Grosso do Sul e do Município, marcando o início do Desfile Cívico de Sete de Setembro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semec) de Nova Andradina, realizado na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade na manhã deste domingo, 07 de setembro. Participaram do desfile, acompanhando o prefeito Roberto Hashioka no palanque montado em frente ao Museu Municipal, a deputada estadual Dione Hashioka, o deputado federal Waldemir Moka, o vice-prefeito Helder Faria, secretários municipais, vereadores, comandantes da Polícia Militar, Nilvo Vicente Perlin, e do Corpo de Bombeiros, Huesley Paulo da Silva. Segundo levantamento, foram mais de 15 mil pessoas prestigiando a apresentação do desfile ao longo da Avenida Moura Andrade. O vice-prefeito Helder Faria afirmou que além de comemorar a Independência do Brasil, os nova-andradinenses podem comemorar o desenvolvimento do município, conquistado com muito trabalho do povo, parcerias do Legislativo e da população. “Sem o trabalho e parceria de todos, Nova Andradina não teria conquistado o que vem alcançando ao longo desses anos. Vários direitos foram restabelecidos, várias oportunidades foram criadas, esperamos que a cada dia, com a parceria do povo, Nova Andradina continue no rumo certo, para o desenvolvimento cada dia maior da nossa cidade e do nosso povo”, destaca Helder. A deputada estadual Dione Hashioka afirmou que o Sete de Setembro é momento de orgulho e de reflexão para os brasileiros, que devem continuar trabalhando em busca de oportunidades iguais para todos. “Devemos continuar o nosso trabalho, para que todos tenham assegurados os direitos à saúde, educação, segurança, enfim, que nosso País seja o ideal”, salienta. A deputada Dione ainda falou sobre as conquistas do município de Nova Andradina, que tem muito a comemorar, com avanços em todos os setores. “Nos últimos sete anos e meio, Nova Andradina passou de município de interior, para uma das principais cidades do Estado. Vamos continuar fazendo mais, cobrando mais resultados, em todos os setores, pois a nossa liberdade construímos com a participação de todos”, expõe a deputada. O prefeito Roberto Hashioka afirmou que quando assumiu seu primeiro mandato, em 2001, Nova Andradina não tinha tradição de realizar o desfile cívico, e ano a ano, foi gradativamente aumentando a participação dos alunos e da população para assistir ao desfile. “É muito importante o desenvolvimento do amor à pátria, um momento histórico no civismo do Brasil, quando comemoramos 186 anos da Independência. Quero agradecer à famílias de Nova Andradina pelo empenho, trabalho e pelo amor a esta terra”, afirma Hashioka. Hashioka ainda parabenizou todas as Secretarias Municipais, Escolas Municipais e Estaduais, privadas, pelo empenho para a realização do desfile, não medindo esforços para mostrar na avenida um belo desfile. O prefeito afirmou que ao longo dos anos, Nova Andradina teve inúmeras conquistas, hoje se consolidando como a 6ª cidade em Índice de Desenvolvimento Econômico. “Disse Victor Hugo que a liberdade começa onde acaba a ignorância. Eu digo que a independência é conquistada quando somos auto-sustentáveis, quando podemos andar com nossas próprias pernas. Hoje, posso assegurar a vocês, nova-andradinenses, que todos os investimentos feitos em nossa cidade, 75% dos recursos são oriundos da Prefeitura Municipal, do povo de Nova Andradina, do trabalho de cada um de vocês. Vamos permanecer unidos, irmanados, para fazermos de Nova Andradina uma grande cidade”, conclui o prefeito Hashioka. Os participantes do Desfile Cívico de Sete de Setembro, realizado em Nova Andradina, mostraram todo o seu patriotismo durante o desfile, destacando as cores da bandeira do Brasil e temas da atualidade, como a Olimpíadas, preservação do meio ambiente, evolução dos programas sociais e da educação na administração do prefeito Roberto Hashioka, contos de fadas, igualdade social, homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa, paz no trânsito, importância do esporte, da capoeira, educação, chave para o desenvolvimento, entre outros temas. Foram 32 delegações participantes, entre escolas municipais, estaduais e privadas, projetos, programas sociais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, bandas de percussão, universidades, motoclubes, entre outros. Este ano, o desfile cívico contou com a participação especial da Banda de Percussão “Arlinda Lopes Dias”, do município de Vicentina, composta por 70 componentes e fundada em 1998. A banda tem como regente e coreógrafa Cláudia Marinho da Silva. O ponto alto do desfile foi a apresentação da Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas, fundada em julho de 1983, com 120 componentes, e que ao longo de sua trajetória conquistou 35 troféus para o município de Nova Andradina, com destaque para Tri-Campeã da Alta Sorocabana, em Presidente Prudente, em 1986, e Campeã do VIII Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado em Campo Grande, em novembro de 2006. A Banda Getúlio Vargas tem como maestro Edson Dias Pinheiro, e coreógrafa Elisângela da Silva Seichas. Atualmente, a banda é gerenciada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e tem recebido do prefeito Roberto Hashioka muitos incentivos para a aquisição dos uniformes e instrumentos, consolidando como uma das bandas mais bem estruturadas do Estado de Mato Grosso do Sul.