O município de Nova Andradina participou na sexta-feira, dia 23 de janeiro, do encontro sobre políticas públicas para o turismo, realizado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), no auditório Tertuliano Amarilha, do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Participam das reuniões todas as cidades do Estado, que foram divididas em dez regiões, de acordo com as potencialidades turísticas. O diretor municipal de turismo da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, Robison de Oliveira, participou da reunião da região turística Vale das Águas, que compreende o município de Nova Andradina e entorno. O encontro promoveu a discussão de políticas públicas para o turismo, que é um dos vetores de diversificação da matriz econômica. Mais ainda, as reuniões fomentaram um plano de desenvolvimento para cada região, e definiram um cronograma de ações. A reunião foi iniciada no sentido de mapear as ações necessárias, envolvendo infraestrutura, cursos de capacitação e estratégias de marketing. A seguir, o Poder Executivo deve buscar recursos junto aos órgãos governamentais e a iniciativa privada para realizar os investimentos. “Esse projeto teve início no ano passado e iremos determinar ações a curto, médio e longo prazo, para um período de 12 anos. Com isso, iremos consolidar as políticas públicas de turismo no Estado de forma transparente, que atenda a cada localidade com um tratamento diferenciado”, comenta Nilde Brun, diretora-presidente da Fundtur. Os dados científicos levantados nas reuniões deverão ser compilados até abril deste ano. Em maio, há previsão de assinatura de um pacto com cada região, garantindo a execução das ações e estabelecendo as responsabilidades de cada gestor.