A superintendente de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher de Nova Andradina, Edna Chulli, participou nos dias 11 e 12 de agosto do I Fórum de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres da Região Centro-Oeste, que aconteceu no Auditório do Novotel, na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande. O encontro foi realizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher do Governo do Estado, com o apoio da Secretaria Especial de Políticas Públicas para a Mulher do Governo federal. No encontro, estiveram presentes a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, o governador André Puccinelli, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, a coordenadora Especial de Políticas para a Mulher de Mato Grosso do Sul, Carla Stephanini, a senadora Marisa Serrano, deputados estaduais, a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres e Promoção de Igualdade Racial de Goiás, Denise Aparecida Carvalho, juntamente com todas as gestoras dos organismos municipais dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Durante o fórum foi apresentado o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, além do diagnóstico da violência contra a mulher nos Estados que compõem a Região Centro-Oeste. O encontro também promoveu uma discussão sobre a estadualização do Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres. A ministra Nilcéia Freire destacou que a delegação sul-mato-grossense teve uma presença marcante na II Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, ao defender a causa das mulheres encarceradas. “Este fórum tem a intenção de formatar o 2º Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres e promovê-lo no âmbito estadual. Ele pretende ainda viabilizar a participação das mulheres nos espaços de poder e celebrar o segundo ano da implantação da Lei Maria da Penha”, afirma. Na ocasião, a coordenadora Carla Stephanini anunciou os investimentos da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres em projetos do governo do Estado. “Mato Grosso do Sul foi contemplado com um convênio no valor de R$ 1,2 milhão para ações de enfrentamento da violência contra a mulher. Será feita uma ampla capacitação desta rede que já trabalha de forma integrada”, explica. Stephanini contou ainda que o Estado pretende ampliar o número de Conselhos do Direito da Mulher em Mato Grosso do Sul, investir na reeducação do homem agressor e fomentar as penas alternativas para reduzir a reincidência. Para Edna Chulli, “a participação do município em eventos como este favorece a troca de experiência e possibilita articulação entre o Município, Estado e União. Onde tomamos conhecimento de ações da Secretaria Nacional e da Coordenadoria Estadual facilitando a conquista de benefícios para as mulheres de Nova Andradina. Podemos afirmar que nosso município será contemplado com muitas ações dentro do Pacto Nacional de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, em breve será possível divulgar estes eventos. Esta é a nossa missão frente à Superintendência da Mulher, a defesa dos direitos das mulheres e a luta pela melhoria na qualidade de vida”, analisa.