Foram apresentados os resultados e metas para os próximos anos para os empresários do Pólo Nova Costura O município de Nova Andradina participou da reunião do Arranjo Produtivo Local (APL) Pólo Nova Costura, realizada no Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT) de Ivinhema, na tarde de segunda-feira, dia 08 de setembro. Participaram da reunião empresas dos municípios de Nova Andradina, Naviraí, Itaquiraí, Ivinhema, além de representantes do Senai, Senac e do Sebrae, que fez a apresentação dos resultados do Pólo Nova Costura, além de propor metas para solidificar a cadeia produtiva do vestuário da região. O consultor Marco Casimiro afirmou que a meta do Sebrae é contribuir para o desenvolvimento do Estado, através do empreendedorismo, e para tanto, o Sebrae está trabalhando na execução de projetos junto às empresas do Pólo Nova Costura. Foram analisadas 23 das 47 empresas participantes do Pólo Nova Costura, para a apresentação dos resultados obtidos, sendo avaliado o período de 2007. Segundo a pesquisa, o faturamento anual das empresas pesquisadas foi de R$ 572.155,75, com venda de 422.041 peças, e custo médio de produção de R$ 11,51 por peça. As metas propostas às empresas do Pólo Nova Costura são aumentar o faturamento das indústrias do vestuário em 10% até dezembro de 2010, aumentar o volume de vendas em 20% até dezembro de 2010 e reduzir os custos de produção por peça em 5% até dezembro de 2009. Em 2008, o Pólo Nova Costura participou de diversas ações, como participação nas feiras Exponavi, em Naviraí, Expo MS, em Campo Grande, Fejuna, em Nova Andradina e Feira do Empreendedor, em Campo Grande, foram realizados treinamentos de costura industrial em malhas e costura industrial em tecidos planos, palestra sobre as tendências da primavera 2008/2009, lançamento da coleção primavera-verão 2009, participação na rodada de negócios do setor do vestuário, palestra motivacional para funcionários das indústrias, caravana de negócios para Feira Febratex em Blumenau/SC, apresentação dos projetos para novos parceiros e novos clientes do setor, missão técnica APL Terra Roxa/PR, palestra sobre associativismo, e elaboração de catálogo para novas coleções. Uma das propostas apresentadas para as empresas é a realização de Circuito Rodada de Negócios, em seis cidades-pólo do Estado, visando comercializar as peças para empresas varejistas. Os empresários aceitaram a proposta, e devem ser iniciadas as rodadas de negócios em março ou abril de 2009, visando atingir as metas de aumentar as vendas. O Pólo Nova Costura foi iniciado em Nova Andradina, com o apoio do prefeito Roberto Hashioka, e hoje congrega 47 empresas, dos municípios de Nova Andradina, Batayporã, Dourados, Eldorado, Glória de Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Jateí, Naviraí e Novo Horizonte do Sul.