Profissionais que atuam na saúde do município receberam capacitação para eliminar a hanseníase e controlar a tuberculose A Secretaria Municipal de Saúde realizou na Câmara Municipal, durante toda a quinta-feira, dia 22 de novembro, uma capacitação para os profissionais que atuam na saúde, visando eliminar a hanseníase e combater a tuberculose em Nova Andradina. Foram 83 participantes que tiveram uma reciclagem, com abordagem técnica sobre as doenças, visando oferecer um melhor atendimento na saúde do município. Na ocasião, ainda foi lançada a logomarca do município para a campanha, visando combater as doenças, além de oferecer um treinamento e reciclagem para os profissionais em saúde, que trabalham durante todo o ano no programa. De acordo com a assistente social Jane Maria Maia, coordenadora dos Programas de combate à Hanseníase e à Tuberculose, os profissionais como os agentes comunitários, equipes dos PSF’s e dentistas devem fazer a busca ativa de casos, atender a procura espontânea, divulgar à comunidade sobre os sinais e sintomas das doenças, realizar reuniões de cunho educativo e informativo e fazer o tratamento e acompanhar os casos identificados, sendo estas as metas para a eliminação da hanseníase e controle da tuberculose em Nova Andradina. “Quanto mais rápido for diagnosticada a doença, mais rápido ela pode ser controlada e curada”, esclarece Jane. Em Nova Andradina, são acompanhados 12 casos de hanseníase e três casos de tuberculose, um número considerado baixo em relação à população do município. O trabalho é feito de forma descentralizada, em todos os oito Postos de Saúde da Família (PSF’s) e na unidade de referência, no Centro de Especialidades Médicas (CEM). A capacitação é o marco inicial para o trabalho, que deve ser feito através de mobilização comunitária, quando as equipes de saúde farão visitas às suas respectivas áreas localizando sintomas em pacientes. Outra atividade será a montagem de uma barraca em frente ao Banco do Brasil, onde serão esclarecidas dúvidas e fornecidas informações sobre as doenças para a população. SINTOMAS – Segundo Jane Maia, na maioria dos casos de hanseníase, o principal sintoma é a falta de sensibilidade no local de lesão. “É preciso salientar que existem vários tipos de hanseníase, com manchas de diversas cores, sendo que em muitos casos não há o aparecimento de nenhuma mancha. A pessoa quando observar qualquer mudança, deve procurar o médico para diagnosticar a doença”, analisa. Para o caso da tuberculose, o principal sintoma é a tosse. Os tratamentos para as duas patologias tem duração de seis meses a um ano, com medicação e acompanhamento rigoroso. O contágio acontece pelo ar, portanto, para evitar as doenças é preciso evitar locais de grande aglomeração de pessoas, contato íntimo, e utilizar ônibus circulares, com pessoas que tenham contraído uma das duas doenças, segundo Jane.