O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou no último dia 20, nas dependências da Acena, conhecido Junna, das 7 às 17 horas, a VII CONFEMAS – Conferência Municipal de Assistência Social de Nova Andradina. O Prefeito Roberto Hashioka esteve presente a abertura do evento, que teve também, as presenças dos Vereadores Tito José – 1º Vice-Presidente da Câmara e representou o Poder Legislativo, João Lúcio – 2º Vice-Presidente da Casa de Leis, Luiz Tadao e Célia Dan; Vice-Prefeito, Helder Faria; Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Maria Eugênia Bruno Andreassi e o Secretário Municipal de Finanças e Planejamento, José Gilberto Garcia, dentre outras autoridades e personalidades. Abrilhantando a conferência, o Coral do Projeto Conviver “Tempo de Ser Feliz” que interpretou três números, arrancando aplausos da platéia. Em seguida, a Presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Assistente Social, Jozeli Chulli da Silva, fez a abertura oficial da conferência, agradecendo a participação maciça e o interesse demonstrado por todos os presentes. Ao usar a palavra, o Prefeito Roberto Hashioka, destacou o trabalho que a Secretaria de Cidadania desenvolve e o esforço de sua administração, em seus dois mandatos, implantando e incrementando os programas sociais propiciando melhorias de vida para a população. Hashioka saudou a todos e salientou que “é uma alegria estarmos aqui participando mais uma vez da conferência de assistência social, que acontece a cada dois anos. Ao ler o material sobre a assistência social, li algo muito interessante, uma frase do poeta amazonense Tiago de Melo que diz, não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar. Adiante outra frase que chamou minha atenção, não se compreende um caminho num grande e único passo, abre-se novas estradas se se precise caminhar, li e toda a política da assistência social e quero citar outra frase, que não está inserida naquele contexto de Aníbal, o grande General Cartaginês, que diz: ou encontraremos o caminho ou então o construiremos”. O prefeito prosseguiu sua preleção, “vocês construíram o caminho. A assistência social no Brasil vem construindo, já construiu. Ao vermos estas atividades, estes eventos, estas conferências são porque na realidade já estão pavimentando este caminho. Como forma de garantir uma rede de proteção social para toda a sociedade. Política, homem público, não pode ficar na expectativa. Vivemos um grande momento econômico hoje, mas as desigualdades sociais persistem. Não se podem ter grandes poucos negócios o que é preciso é ter vários e pequenos negócios para que todos possam ter desenvolvimento com inclusão social, pois desenvolvimento não é somente desenvolvimento econômico e nós precisamos aprender isto e a sociedade tem que estar preparada com os mecanismos que garantam o seu próprio direito”. O tema deste ano é Compromissos e Responsabilidades para assegurar proteção social pelo Sistema único de Assistência Social (SUAS), assunto que foi a palestra de Sérgio Wanderly Silva, que é Presidente do Colegiado de Gestores da Assistência Social de MS, Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social e Secretário Municipal de Assistência Social de São Gabriel do Oeste.