A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Andradina, estão desenvolvendo o Projeto Fundação do Tempo, que visa preservar informações, cultura e a história de Nova Andradina. A “Cápsula do Tempo” está sendo preparada para guardar objetos, documentos e jornais que representem a história do município, por meio século, em comemoração aos 50 anos de Nova Andradina. De acordo com informações dos organizadores, a Cápsula do Tempo será encerrada na última quinzena de dezembro de 2007, no local onde está sendo construída a nova sede da UFMS, na rodovia MS 134, saída para Nova Casa Verde. A cápsula, de dimensão de 70 X 70 cm somente será aberta em dezembro de 2057, cinqüenta anos após seu fechamento. Os interessados em participar do projeto fornecendo obras, objetos de especial significação, documentos, fotografias, revistas, jornais ou similares devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMEC), até o dia 30 de novembro. Os objetos serão selecionados por uma Comissão Organizadora, obedecendo a critérios como a capacidade do recipiente e compatibilidade para o projeto. Não será permitido nenhum tipo de líquido ou material perecível, para que não comprometa a conservação dos objetos. Na entrega do objeto, o interessado preencherá um formulário com identificação, descrição e uma declaração de doação do objeto à UFMS, campus de Nova Andradina. Após a abertura da cápsula, daqui a 50 anos, os objetos nela contidos serão destinados ao acervo da UFMS.