Reunião discutiu implantação de plano de desenvolvimento sustentável do setor sucroalcooleiro para região do Vale do Ivinhema O município de Nova Andradina foi sede na tarde desta terça-feira, dia 15 de julho, de reunião para implantação de plano de desenvolvimento sustentável para o setor sucroalcooleiro regional. A reunião contou com a participação do prefeito municipal Roberto Hashioka, do secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Edmundo Minoru Tiba, Isaías Bernardini, presidente do Sindicato da Fabricação de Açúcar e Álcool de Mato Grosso do Sul (Sindal/MS), representantes da Usina de Agroenergia de Angélica (Adecoagro), da Usina Laguna de Batayporã, da Usina Brasil Bioenergia de Nova Andradina, do diretor pró-tempore da Escola Técnica Federal de Nova Andradina, José Junio Rodrigues de Souza e Vanessa França, da comissão pedagógica da escola federal, representante da Cerona – Companhia de Energia Renovável, representantes da Terra Verde Bioenergia de Nova Andradina, representante dos Fertilizantes Heringer S.A. de Campo Grande, gerente de educação e desenvolvimento tecnológico do Senai, Gesner Marcos Escandalhero, gestor do Sistema S, Robison dos Santos, e da gerente do Senai Nova Andradina e Naviraí, Sandra Mara Denega. O prefeito Roberto Hashioka apresentou aos participantes as potencialidades de Nova Andradina enquanto pólo regional, destacando que o município já possui referência no ensino superior e técnico, com faculdades públicas e particulares, além de diversos cursos técnicos. Hashioka ainda falou sobre a saúde municipal, que hoje possui oito PSF’s implantados, atendendo a todos os quadrantes da cidade, Unidade Assistencial de Saúde, Centro de Reabilitação, realizando procedimentos de baixa e média complexidade, salientando que com a conclusão do Hospital Regional e com a disponibilização de 100 leitos e mais 10 leitos de UTI, o município será referência regional no setor de saúde. Hashioka afirmou que com a conclusão e liberação da primeira alça do Anel Rodoviário, mais de 1,5 mil carretas utilizam o trajeto para escoamento da produção. O prefeito ainda destacou a logística do município, e a importância da união para que Nova Andradina seja parte do traçado do alcooduto e da ferrovia ligando MS ao porto de Euclides da Cunha/SP. “O Estado precisa ter uma produção de dois bilhões de litros de álcool para viabilizar o alcoolduto, e para tanto, precisamos trabalhar unidos para que esse traçado passe por Nova Andradina e atenda a toda nossa região”, destaca. O presidente da Sindal/MS, Isaías Bernardini, fez um panorama das indústrias sucroalcooleiras no Estado e no País, afirmando que o foco de crescimento tem que ser a sustentabilidade. “Nova Andradina reúne as condições para que possamos ter um desenvolvimento sustentável, temos que aproveitar este potencial”, analisa. Isaías forneceu números que mostram a expansão da atividade canavieira no Brasil, que na safra 06/07 possuía 325 usinas e uma produção de 425 milhões de toneladas, e a previsão para a safra 2012/2013 é 71% maior, com aumento para 412 usinas e uma produção de 727 milhões de toneladas, incremento de 302 milhões de toneladas na produção. O Estado de Mato Grosso do Sul, segundo Isaías, deverá ocupar a terceira posição no País na produção de cana na safra 12/13, superando Paraná e Goiás. A safra, que em 06/07 foi de cerca de 12 milhões de toneladas, deverá ter um aumento de mais de 700%, ultrapassando a casa dos 99 milhões de toneladas. O presidente do Sindal disse ainda que os principais desafios para o desenvolvimento sustentável da produção sucroalcooleira são a qualificação de mão-de-obra, desenvolvimento urbano e tecnológico, logística e transporte, zoneamento agroecológico, que devem ser trabalhados em conjunto para viabilizar investimento no setor. “É necessário o apoio das empresas para consolidar o pólo regional de desenvolvimento sustentável, promovendo ações e estratégias para o crescimento da região”, afirma. Sandra Mara Denega e Gesner Escandalhero, do Senai, apresentaram as ações e atividades a serem desenvolvidas no segmento educacional, fomentando o setor sucroalcooleiro com mão-de-obra especializada. O Senai tem previsão de investir R$ 690 mil em ambientes didáticos para a execução de cursos técnicos nas áreas de Metalmecânica, Eletroeletrônica, Informática como suporte para os cursos técnicos, Química, além de capacitação especializada voltada ao setor sucroalcooleiro, na operação de máquinas e equipamentos. O prefeito Hashioka afirmou que a participação das indústrias para a implantação do pólo regional sucroalcooleiro é fundamental, para que as ações sejam desenvolvidas visando do crescimento sustentável. O prefeito destacou a importância da participação dos municípios da região no Canasul, levando um stand mostrando as potencialidades do pólo de desenvolvimento sustentável que está se formando no Vale do Ivinhema. Hashioka ainda solicitou ao Senai para que a agência regional tenha sede em Nova Andradina, uma vez que a região está desenvolvendo um grande potencial, e um dos gargalos será a mão-de-obra qualificada, devido à demanda ter um grande aumento. “Teremos mais de dez usinas num raio de 100 quilômetros. Precisamos ter mão-de-obra qualificada para trabalhar no pólo industrial”, analisa. Ao final da reunião, convidados pelo prefeito Roberto Hashioka, todos os participantes visitaram a unidade do Senai, e conheceram o local onde ocorreu a primeira interligação do Sistema S no Brasil.