Profissionais que atuam na saúde estão recebendo a capacitação para se formarem técnicos em higiene bucal Os servidores públicos municipais de Nova Andradina estão participando de um curso técnico em Higiene Dental, que é realizado pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (SUS) “Professora Ena de Araújo Galvão”, de Campo Grande, e consta de aulas teóricas e práticas visando capacitar profissionais que já atuam na área de Odontologia, com perfil de desempenho exigido pelas bases legais do Conselho Regional de Odontologia (CRO), órgão que regulamenta a profissão. A capacitação é voltada aos funcionários públicos que já estejam ligados aos serviços e equipes de saúde bucal, preferencialmente dos Postos de Saúde da Família (PSF’s), que possuam vínculo com o município e que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. O curso foi iniciado em novembro de 2006 e tem término previsto para setembro de 2008. Os Módulos I e II formarão o aluno em auxiliar de consultório dentário e o Módulo III formará o técnico em Higiene Dental. As aulas teóricas são ministradas de segunda à sexta-feira, no período noturno, por profissionais da área de saúde, a maioria cirurgiões dentistas que atua na rede pública de Nova Andradina. As aulas práticas são certificadas com Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio em Auxiliar de Consultório Dentário, dando atribuições para revelar radiografias intra-orais, auxiliar o cirurgião-dentista no atendimento ao paciente e aplicar métodos preventivos para o controle das doenças bucais. A primeira etapa do curso foi concluída no dia 12 de março, após a realização de 642 horas de atividades teórico-práticas, incluindo 50 horas/aula de estágio supervisionado, que foram realizados nos PSF’s Vila Operária, São Vicente e Horto Florestal, Centro de Especialidades Odontológicas e consultórios odontológicos da Escola Estadual Luiz Soares Andrade e Escola Municipal João de Lima Paes. Participaram 29 alunas, que divididas em seis grupos visitaram todas as unidades de saúde mencionadas. O prefeito Roberto Hashioka está dando todo o respaldo para a realização do curso, que está sendo realizado sem ônus para os alunos, visando capacitar os profissionais para oferecer atendimento de qualidade para a população.