Veículos foram adquiridos com recursos do Município e emenda parlamentar da deputada estadual Dione Hashioka A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na tarde de segunda-feira, dia 29 de setembro, dois veículos para atender a população de Nova Andradina, uma UTI Móvel e uma van com 16 lugares, entregues pelo Governo Municipal. Participaram da entrega dos veículos, que foi realizada em frente ao Paço Municipal, o prefeito Roberto Hashioka, a deputada estadual Dione Hashioka, o vice-prefeito Helder Faria, o secretário municipal de Saúde, Norberto Fabri Junior, presidente da Acina, Wilson Capucci, a presidente da Associação Médica do Vale do Ivinhema, Dra. Paulina Trotta Abrão, diretor do corpo clínico do Hospital Santa Helena, Dr. Leandro Fedossi, diácono Lécio Gavinha, da Igreja Católica, tenente-coronel Nilvo Vicente Perlin, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, vereadores, presidentes de associações de bairros, de clubes de serviço, demais secretários municipais, professores, diretores de escolas, médicos e funcionários da saúde. O veículo tipo van, com 16 lugares, foi adquirido com recursos do Governo Municipal, da ordem de R$ 127.900,00. Já a UTI Móvel marca Mercedes Benz foi adquirida com recursos de R$ 191.380,00, sendo R$ 105 mil recursos do Governo do Estado, através de emenda parlamentar da deputada estadual Dione Hashioka e R$ 86.380,00 a contrapartida do Município. A UTI Móvel está equipada com desfibrilador, oxímetro de pulso, ventilador com pedestal, bomba de infusão, aspirador portátil de secreções, minicope II com função neonatal e incubadora neonatal, para fazer o deslocamento de pacientes em casos de urgências. O secretário municipal de saúde, Norberto Fabri Junior, fez um agradecimento especial ao prefeito Roberto Hashioka, pela aquisição de mais dois veículos para atender à população, e à deputada estadual Dione Hashioka, por ter viabilizado a emenda. Norberto destacou os investimentos feitos na saúde, como o quadro de funcionários, que era de 138 em 2000, e hoje, são 327, e os atendimentos, que eram de cerca de 200 mil ao ano, e hoje, são mais de 590 atendimentos. “Com mais estes dois veículos, estamos estruturando a Secretaria Municipal de Saúde, com uma UTI Móvel, que é tão necessária, principalmente nas urgências. Estamos propiciando à classe médica condições de trabalho na remoção dos pacientes para as cidades de referência, Campo Grande e Dourados”, destaca. O vice-prefeito Helder Faria agradeceu o apoio dos vereadores à administração municipal, que contribuem para o crescimento de Nova Andradina. Helder disse que com a aquisição dos veículos para saúde, o município está apto a atender a população de forma precisa. “A parceria entre a nossa representante na Assembléia Legislativa, a deputada Dione, e a Prefeitura Municipal, concretizou esse anseio da população. Nova Andradina é um dos municípios que mais cresce no Estado, e acredito que com a conclusão do Hospital Regional, teremos mais um avanço no setor de saúde”, afirma. A deputada estadual Dione Hashioka afirmou que a aquisição dos veículos para a saúde é uma grande conquista para Nova Andradina. Dione disse que as conquistas só foram possíveis graças à parceria do prefeito Hashioka com a Câmara de Vereadores e o Governo do Estado, e que irá continuar trabalhando em prol da população de Nova Andradina. “Me comprometi em viabilizar essa emenda neste ano, para a aquisição da UTI Móvel, dando dignidade para os pacientes no transporte para as cidades de referência. Nova Andradina está e vai continuar no rumo certo”, declara. O prefeito Roberto Hashioka afirmou que quanto mais se investe em saúde, mais é necessário investir. O prefeito disse que ao longo dos seus dois mandatos, foram realizadas grandes conquistas, citando como exemplo os Programas Saúde da Família implantados no município, que somam hoje oito postos em funcionamento, incluindo no Distrito Nova Casa Verde, o Centro de Especialidades Médicas, Clínica da Mulher, a Unidade Assistencial de Saúde e o CRENA. Hashioka informou que deve ser iniciada a construção do novo Laboratório Municipal, no local onde hoje está o Simted, logo após as eleições será feita a licitação da obra. “A conclusão do Hospital Regional é outra conquista. Esta obra que ficou paralisada por cerca de 12 anos agora está se tornando realidade durante o Governo André, que está investindo tanto para a conclusão, quanto para equipar o hospital”, afirma o prefeito. “Agradeço o apoio de cada um, e o trabalho dos servidores da saúde para com a população. Parabenizo a todos os funcionários da saúde, e destacar que ainda teremos muitas conquistas até o dia 31 de dezembro deste ano”, finaliza Hashioka.