O município de Nova Andradina será sede do I Enprecon (Encontro Preparatório da Região Leste), que congregará as cidades de Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema para discutir propostas a serem levadas na V Conferência Estadual de Direitos Humanos. O evento será realizado no Anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), nesta quarta-feira, dia 30, com início previsto para as 07 horas e finalização às 17 horas. O encontro tem como tema central “Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos: Superando as Desigualdades” e irá traçar um painel da realidade regional, indicar desafios, sugerir estratégias de continuidade e monitoramento das ações de proteção aos Direitos Humanos, e deliberar propostas ao plano e à Política Estadual de Defesa dos Direitos Humanos. Durante o encontro, serão nomeados quatro delegados titulares e dois suplentes do Poder Público, e eleitos seis delegados titulares e três suplentes da sociedade civil, que participarão da Conferência Estadual levando as propostas da Região Leste. Ainda serão ministradas palestras com sub-temas relacionados ao encontro, como “Violência, Segurança Pública e Acesso à Justiça”, pela delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), Dra. Marília de Brito Martins, “Educação e Cultura em Direitos Humanos”, pela conselheira estadual dos Direitos Humanos Ivone Nemer de Araújo, representando a Secretaria de Estado de Educação, “Universalizar Direitos em um Contexto de Desigualdades”, pela coordenadora do Movimento Negro e representante do Afroatitude em Mato Grosso do Sul, Maria Félix, e “Desenvolvimento e Direito Humanos”, pela representante do Instituto de Articulação pela Expressão Sexual (IAPLES), Renata Canto. Ao final das palestras, todos os palestrantes e participantes do encontro participarão de um debate.