Campanha 16 dias pelo fim da violência contra as mulheres terá ampla programação, com palestras, panfletagem, e atendimento às mulheres A Prefeitura Municipal, através da Superintendência de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher, Centro de Atendimento à Mulher (CAM) “Nova Vida” e a Polícia Civil, através da Delegacia de Atendimento à Mulher, irão promover no dia 25 de novembro, às 19 horas, o lançamento da “Campanha 16 dias pelo fim da violência contra as mulheres”, que acontece na Sala Lúcia Andrade de Toledo Piza, anexa ao Museu Municipal. Serão realizadas apresentações culturais, palestra sobre a Lei Maria da Penha, e encerrando a programação da noite, será iniciada a Campanha do Laço Branco, congregando os homens pelo fim da violência contra as mulheres. De acordo com Edna Chulli, superintendente de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher, a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres tem sido utilizada como importante estratégia de pessoas, grupos e organizações para promover a consciência em âmbito local, regional, nacional e internacional sobre a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos e para demonstrar solidariedade às mulheres organizadas em um trabalho de promoção à não-violência em todo o mundo. “O Governo Municipal, todos os anos, incentiva as ações de enfrentamento à violência contra a mulher, como forma de garantir uma convivência justa e igualitária entre homens e mulheres, desenvolvendo projetos e políticas voltadas para as mulheres vítimas de violência para que elas se fortaleçam”, analisa Edna Chulli. O dia 25 de novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres - marca o início da campanha e 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direito Humanos - seu encerramento. O dia 06 de dezembro, data do massacre de mulheres em Montreal, marca a Campanha Mundial do Laço Branco, congregando homens pelo fim da violência contra as mulheres. No dia 26 de novembro, a campanha será lançada no Distrito Nova Casa Verde, com divulgação na rádio local. Ainda será realizado um dia de atendimento às mulheres, com equipe do CAM Nova Vida e da Delegacia de Atendimento à Mulher, com início às 08 horas, na sede da Polícia Militar. Já no dia 27 de novembro, a equipe que realiza o atendimento às mulheres vítimas de violência participam em Campo Grande do seminário “Maria da Penha: História de luta que inspirou a lei”. Entre os dias 28 de novembro e 10 de dezembro, serão agendadas palestras sobre o tema nos projetos Agente Jovem, Anjo da Guarda, Peti’s e Projeto O Bom Menino, além de panfletagem em parceria com a Delegacia de Atendimento à Mulher nos bairros de Nova Andradina, finalizando a campanha de conscientização. ESTADUAL E NACIONAL – A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) colocou no ar, na sexta-feira, dia 31 de outubro, o site www.homenspelofimdaviolencia.com.br, que faz parte da campanha nacional |Homens unidos pelo fim da violência contra as Mulheres|, quando homens de todo o País têm a oportunidade de incluir seus nomes a uma lista de assinaturas aderindo à campanha. Pela primeira vez, uma campanha mundial e nacional relativa à violência de gênero tem o foco nos homens. A justificativa para isso é que a violência contra a mulher é um fenômeno que atinge toda a sociedade. A iniciativa é uma resposta do Estado brasileiro à convocação do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que lançou a campanha mundial |Unite to End Violence Against Women|, em fevereiro deste ano, para mobilizar líderes nacionais pelo fim da violência contra as mulheres.