Visando a implantação de Hortas Comunitárias do Programa do Consad, a Agraer vem realizando diversos cursos sobre horticultura no Distrito da Nova Casa Verde, município de Nova Andradina. Através de uma parceria local com a Paróquia São Pedro e São Paulo, Associação das Irmãs de São José e Associação de Moradores da Nova Casa Verde, os cursos têm acontecido semanalmente. Os temas abordados tratam desde a implantação básica de hortas, aprofundando em algumas culturas específicas de acordo com o interesse dos participantes até a organização e comercialização da produção. Durante os cursos são oferecidos gratuitamente aos participantes o material didático, como pastas e canetas, além da alimentação. Os recursos são provenientes do Consad, viabilizados através de convênio assinado pela Prefeitura Municipal de Nova Andradina. A programação das atividades envolveu uma série de reuniões e prevê além dos cursos, a implantação de hortas comunitárias, onde as pessoas interessadas receberão todo o necessário para produzirem hortaliças, incluindo equipamentos e insumos. Haverá também a disponibilização de barracas visando a constituição de uma feira para a comercialização da produção que será dividida entre aqueles que participarem do projeto. As atividades são coordenadas por uma comissão organizadora composta pelas entidades acima citadas, da qual a Agraer participa, e, além disso, fará o acompanhamento técnico. Os interessados em participar das atividades devem procurar a agência municipal da Agraer de Nova Andradina ou contatar alguma das entidades do Distrito da Nova Casa Verde envolvidas no projeto.