Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Para obter melhor eficácia nos resultados do “Teste da Orelhinha”, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ainda no mês de março, a calibração do Aparelho de Emissões Otoacústicas. Os exames auditivos dos bebês são realizados pelos profissionais em fonoaudiologia do Centro Regional de Reabilitação, conhecido como CRENA.

Conforme os profissionais que atendem no Centro de Reabilitação, a manutenção do aparelho só seria efetivada com a troca da sonda otoacústica, fornecida  pela empresa responsável. O tempo que passou em manutenção agravou a demanda reprimida no atendimento deste exame, deixando quase 200 bebês na fila de espera. Como medida emergencial, a Secretaria de Saúde está realizando atendimentos aos sábados das 8h às 15h, para suprir essa demanda.

Segundo o secretário municipal de saúde Norberto Fabri, desde o ano passado, o aparelho necessitava de uma manutenção completa para garantir tranquilidade aos profissionais e garantia aos usuários do SUS que procuram este teste importante na antecipação de possíveis problemas relacionados com a audição e reflexos aos recém-nascidos.

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que a Unidade CRR (Crena) realiza diariamente agendamentos para o teste da orelhinha e teste da linguinha. Esses testes devem ser realizados até um mês de vida do bebê.