A Escola Municipal Pingo de Gente – Pólo iniciou a arrecadação de livros do projeto de leitura, intitulado “Leitura: uma prática social na escola”, que envolve professores da escola, acadêmicos da Uniderp Interativa do curso de Pedagogia, diretores e coordenadores das Escolas Municipais. Estão sendo arrecadados livros de literatura infantil, infanto-juvenil e gibis, para dar prosseguimento ao projeto. Os postos de arrecadação são no Paraíso Alimentos, Banco Bradesco e Cepana, sendo que qualquer pessoa pode fazer a doação. “A doação é muito importante para o sucesso do nosso projeto, pois com os livros e gibis doados iremos desenvolver o baú da leitura”, destacam as coordenadoras do projeto, as professoras Elisabete Cano Sabino e Káthia Rejane Martins Zanata. O projeto de leitura visa proporcionar aos alunos da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental condições para que se tornem leitores, efetivamente, e para que a leitura seja uma prática relacionada a esta dimensão, também na escola, porque para muitos alunos, a escola é o ambiente em que eles mais terão contato com materiais e ambiente de leitura. De acordo com a diretora da Pingo de Gente, Maria Solange Oliveira, é importante despertar, desde a Educação Infantil, o interesse das crianças pela leitura, interagindo com a diversidade de textos escritos, proporcionando condições para que os alunos sejam leitores críticos e atuantes, capazes de atuar positivamente no meio em que vivem. “Gostaríamos de agradecer a todos os nossos parceiros, que nos proporcionaram a oportunidade para a realização deste projeto”, destaca Maria Solange. O projeto de leitura terá atividades até o mês de novembro, como apresentação da dramatização preparada pelos alunos, teatro de fantoches, leitura na escola, na Biblioteca Municipal e em praça pública, baú itinerante, contador de casos, apresentação de painéis, palestra com os pais e arrecadação de livros.