O prefeito Roberto Hashioka sancionou nesta quinta-feira (18) a lei nº. 169/2014 que cria a Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (FINOVA) e o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Nova Andradina (FMDNA). A assinatura foi feita durante a cerimônia de abertura do seminário Apresentação dos Dados Secundários do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Base Tecnológica e de Inovação - PROBATEC.
Na ocasião, o gestor também oficializou o decreto n°. 1.527 que institui a comissão provisória da FINOVA e a portaria de nomeação dos membros. O comitê será presidido pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi), Márcio Costa, e conta ainda com os doutores Luiz Simão Staszczak (Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFMS), José Felice (gerente da UEMS Nova Andradina) e Solange Fachin (coordenadora do curso de Administração da UFMS Nova Andradina).
O PROBATEC foi lançado em abril deste ano pelo prefeito Roberto Hashioka e tem o apoio da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), de Ribeirão Preto (SP). Essa iniciativa visa fomentar o desenvolvimento social e econômico de Nova Andradina e região a partir da pesquisa, da tecnologia e da inovação. Agora, com a FINOVA efetivada, daremos continuidade aos trabalhos para instalarmos o Parque Tecnológico de Nova Andradina, disse.
O programa segue o exemplo de implantação da Fundace, uma instituição sem fins lucrativos criada por docentes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, campus de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). A Fundação visa facilitar a integração entre universidade e comunidade, além de desenvolver projetos de pesquisa oferecendo cursos de especialização e qualificação de executivos, prestação de serviços, extensão e soluções empresariais.
Seminário
Os dados secundários do PROBATEC foram apresentados pelo professor associado da USP, engenheiro e doutor André Lucirton Costa, que também integra a Fundace. O seminário contou ainda com a presença do diretor da UFMS Nova Andradina, Alexandre Pierezan, diretor da UNIESP, Henrique Barros, diretor do IFMS Nova Andradina, Márcio Lustosa, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFMS, Luiz Simão Staszczak, e do gerente da UEMS Nova Andradina, José Felice.
Acompanhado pelo consultor da Fundace Renato Pires, André Lucirton Costa apresentou uma série de levantamentos sobre a população de Nova Andradina, da microrregião e do Estado. É necessário ressaltar a importância dessa iniciativa e a agilidade com que ela foi feita. Isso mostra o envolvimento das forças sociais da região lideradas pela Prefeitura e a integração dos diferentes segmentos. É uma iniciativa que nasceu vencedora, afirmou o doutor.
O presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, também ressaltou a iniciativa do Executivo. Tenho orgulho de participar deste momento único que demonstra o diferencial deste atual mandato do prefeito Roberto Hashioka, disse. Renato Pires, da Fundace, completou. Para nós é uma grande satisfação poder ver concretizado este passo gigantesco para se fazer com que a ciência e a tecnologia se tornem uma ferramenta de desenvolvimento social e econômico, frisou.
Convênio
Durante o seminário também foi oficializado convênio entre o IFMS e a Microsig. A empresa que atua no desenvolvimento e comercialização de soluções de gestão possui unidades em Nova Andradina, Campo Grande, Dourados e Rio Verde (GO). Nascemos em Nova Andradina e passo a passo expandimos. Nesta nova fase, nossa matriz e o centro de suporte devem voltar para Nova Andradina gerando, de imediato, 70 postos de trabalho, salientou Rodrigo Telles de Souza, diretor e proprietário da Microsig.
O empresário foi outro que enfatizou as ações da Prefeitura. O prefeito Roberto Hashioka se destaca por possuir uma das maiores visões empreendedoras de Mato Grosso do Sul, acrescentou Souza ao elencar projetos para expandir a Microsig em estados como São Paulo e Minas Gerais. O diretor também discorreu sobre as potencialidades do município e projetou a capacidade de absorção da futura matriz da empresa, que poderá chegar a abrir entre 200 e 500 vagas de emprego.
O seminário realizado no auditório da UFMS foi prestigiado secretário municipal Márcio Costa, secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), Nair Aparecida Lorencini Russo, gerente da Caixa Econômica Federal em Nova Andradina, Denira Delgado, gerente do Banco do Brasil em Nova Andradina, Ivani Aparecida da Silva, além de empreendedores, empresários, representantes de classe, professores universitários entre outros.