Cinco eixos temáticos foram discutidos com municípios e empresas participantes do Pólo Sucroalcooleiro de Desenvolvimento Sustentável O Governo Municipal, o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Sindicato da Fabricação do Açúcar e Álcool do Estado de Mato Grosso do Sul (Sindal/MS) realizou na tarde desta quinta-feira, dia 06 de novembro, reunião técnica com a finalidade de discutir as ações do Pólo de Desenvolvimento Sustentável da região do Vale do Ivinhema. A reunião foi realizada em Nova Andradina, na sede do Senai, com a presença de usineiros e técnicos, que discutiram cinco eixos de ações visando consolidar o pólo sustentável do setor sucroalcooleiro, promovendo a viabilidade econômica das empresas, apoiada na sustentabilidade social e ambiental. Já foram promovidos três encontros entre as partes interessadas, oportunizando a troca de informações entre as empresas e instituições, desde as com maior tempo de atuação na região até os novos empreendimentos em fase de instalação. Em todas as reuniões, foram esclarecidas dúvidas sobre os temas debatidos e apresentação das experiências e programas existentes na região. Todas as pautas de discussão foram mediadas pela engenheira agrônoma Cornélia Nagel, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Ivinhema. A primeira pauta de discussão foi sobre o tema da regularização de Reserva Legal por meio de compensação Ambiental, recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APP’s) e Comitê de Bacia do Rio Ivinhema. O gerente agrícola da Usina Laguna, Werner Semmelroth, deu as boas vindas aos participantes da reunião. Em seguida, o engenheiro agrônomo e advogado Antônio Carlos Nascimento abordou o tema de regularização de Reserva Legal em sua explanação, apresentando as alternativas para os produtores, já que a propriedade rural precisa de área de reserva legal para ser registrada. A discussão foi encerrada com o biólogo Valdomiro Ribeiro, proprietário do Viveiro Floresce Brasil, que abordou o Programa SOS Mata Atlântica para a recuperação de APP, destacando que num prazo de um ano e meio é suficiente para execução de projeto de recuperação de reserva legal. Logo após, foi apresentado plano de monitoramento da qualidade do ar e da água, visando a implantação para os municípios da região, sendo uma importante ferramenta para o controle da poluição de água e do ar. O professor Widinei Fernandes, pesquisador da UFMS, apresentou o programa de monitoramento do ar, e a gerente do Senai de Nova Andradina, Sandra Mara Denega, apresentou o programa para monitoramento da água. O comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Andradina, capitão Huesley Paulo da Silva, falou sobre a importância da implantação do Prev-Fogo na região, além de oferecer suporte técnico para as indústrias, no treinamento e para montar brigadas de combate à incêndio. O coordenador do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) do Estado, o engenheiro agrônomo Hamilton Rondon Flandoli, apresentou proposta do Inpev para a instalação do Centro Coletor Regional de embalagens de defensivos agrícolas. Hoje, o Inpev tem centros coletores em nove municípios do Estado (Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel D’Oeste e Três Lagoas), sendo Mato Grosso do Sul o 7º Estado que mais recolhe embalagens de defensivos agrícolas no País. Finalizando a tarde de discussões, o gerente agrícola da Usina Laguna, Werner Semmelroth, apresentou o projeto para implantação do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE/MS) em cada município que compõe o pólo, mostrando as áreas de preservação, de uso restrito e de expansão canavieira.