Hashioka propõe reajustes escalonados. Algumas categorias terão seus salários reajustados em até 43% A Administração Municipal de Nova Andradina tem sido reconhecida como uma das mais competentes, responsável pelo inegável progresso social, inserindo o município entre os que mais crescem em Mato Grosso do Sul. Para o prefeito Hashioka, o sucesso de sua administração, aliada ao desenvolvimento da cidade, passa pelo trabalho exercido pelos servidores, que no seu entender, são os co-responsáveis pelo êxito alcançado por suas administrações, as quais, nos sete anos de seus mandatos, sempre ultrapassou a média de 85% de aprovação popular. O prefeito, continuando a sua política de valorização do servidor, está antecipando a data-base do aumento salarial e no projeto de lei complementar nº 002, de 20 de março de 2008, Hashioka propõe ao Legislativo a concessão de aumento escalonado, observando-se as diversas categorias, cujos índices giram entre 8,5% até 43%. Determina ainda no art. 2º do referido projeto, que “ - Nenhum servidor que cumprir carga horária igual ou superior a quarenta e quatro horas, poderá perceber remuneração mensal de valor inferior a R$ 431,00”. Levando-se em conta o período de 2001 a 2008, a inflação nacional atingiu a casa de 69%. Mas Hashioka teve o cuidado de implementar, com o apoio da Câmara Municipal, aumentos para o funcionalismo, que perfazem neste período índices muitos superiores a esta inflação acumulada, como pode-se verificar: 185% para o servidor de nível I; 165%, para o nível II; 97% para o nível III; 114% para o nível IV; 132% e para o nível V e 152% para o nível VI, portanto, promovendo a verdadeira reposição e recuperação salarial. Uma das categorias mais valorizadas, ao longo das gestões de Hashioka, foi a dos profissionais da Educação, especialmente os professores, os quais terão reajuste de 10%, conforme o Projeto encaminhado pelo Executivo Municipal. Para esta categoria, nos sete anos de mandato do prefeito Roberto Hashioka, a soma dos salários mais a regência, atingiu um aumento de 237%, contra uma inflação no período de 69%. Esses valores os colocam entre os professores mais bem pagos do Brasil. “Valorizar o professor é antes de tudo reconhecer que só se pode realmente crescer, com base em programas educacionais executados com seriedade, competência e sensibilidade profissional, ou seja: com Educação de verdade e para todos”, disse Hashioka. O prefeito adiantou ainda que o projeto prevê que seus efeitos sejam retroativos a primeiro de março. E ainda é preciso ressaltar que o funcionalismo de Nova Andradina recebe rigorosamente em dia, sendo que 40% dos salários são antecipados, pagos dentro do mês trabalhado, e todos recebem uma cesta de alimentos, no mês do seu aniversário. A Prefeitura é hoje uma das maiores empregadoras do município, em função do aumento dos serviços prestados à sociedade. São exemplos disso, o setor de Saúde, que em 2001, contava com apenas um posto de saúde e hoje são oito PSF’s, atendendo todos os bairros, além dos vários programas implantados, visando promover a saúde da população. Na Educação, o número de alunos era de pouco mais de três mil e hoje passam de seis mil. Somam-se ainda os programas sociais, ampliados e criados, que atendem a comunidade em suas mais variadas necessidades; o aumento da frota, do transporte escolar, realização de obras de infra-estrutura, tudo isto fazendo com que o município necessitasse ampliar o seu quadro de servidores passando de, aproximadamente, 800 para mais de 1.200. Analisando a situação econômico-financeira do município, constata-se que o aumento proposto é uma ação responsável da Administração. A relação receita/despesa indica que o impacto do reajuste geral manterá os dispêndios enquadrados nos rígidos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como não afetará os recursos destinados às ações de desenvolvimento previstas na programação de Governo, conforme explicou o prefeito. Completando, Hashioka afirmou que o aumento só é possível, dentro dos níveis propostos, porque a receita vem sendo ampliada, graças aos esforços de arrecadação, empreendidos ao longo destes anos, e ao “entendimento da nossa população que tem sido parceira de nossa administração, colaborando e incentivando para que possamos, com responsabilidade e objetivos definidos, fazer de Nova Andradina uma cidade cada vez melhor para todos”, concluiu.