Profissionais da educação da Rede Municipal recebem capacitação para preparação do ano letivo de 2009 em Nova Andradina O prefeito Gilberto Garcia prestigiou na manhã de segunda-feira, dia 02 de fevereiro, a abertura da capacitação para os profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semec), realizada na Câmara Municipal de Nova Andradina. Participaram da abertura, acompanhando o prefeito Gilberto Garcia, a primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia, o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Sampaio, o vereador Márcio Costa, representando a Câmara Municipal, professor doutor Paulo Duarte Paes, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), palestrante da capacitação, além dos professores, coordenadores e diretores das unidades escolares da Rede Municipal de Educação. Durante a capacitação, serão utilizados referencial teórico vigotskiano como fundamento do processo de ensino e aprendizagem, na formação dos professores de todas as disciplinas. O trabalho compreende uma formação inicial, incluindo estudos de oito horas sobre os fundamentos teóricos de Vigotski, um estudo por disciplina variando entre oito e 16 horas, e mais um trabalho de acompanhamento por disciplina em quatro encontros durante o ano de 2009. As áreas do conhecimento a serem trabalhadas são fundamentação teórica, artes, história, geografia, língua portuguesa, ciências, matemática, educação infantil, séries iniciais – alfabetização, educação física. O secretário Luiz Carlos Sampaio afirmou ser uma alegria em poder mais uma vez realizar a capacitação, que é uma preparação para o ano letivo de 2009, com dois dias de estudos com acompanhamento, e mais três dias de preparação nas escolas. “A capacitação é muito importante, pois com ela os profissionais envolvidos na educação serão melhores preparados para desenvolver o trabalho nas unidades escolares. O sucesso está no treino, no fazer bem feito e no realizar o trabalho com amor. Desejo a todos as boas vindas, e que possamos ousar na atitude de educador”, destaca. O prefeito Gilberto Garcia saudou todos os participantes da capacitação, destacando a importância do momento. “Temos um compromisso com a educação, principalmente com nossas crianças, de modernizar o ensino em Nova Andradina, e estamos trabalhando para que em 2010 tenhamos o Sistema Apostilado implantado na Rede Municipal de Ensino”, afirma o prefeito, destacando que a partir de maio deste ano já serão iniciados os trabalhos para a modernização. Gilberto conclamou todos os profissionais a utilizarem a capacidade intelectual para conseguir revolucionar a educação. O prefeito ainda falou sobre as metas da sua administração, de implantar bibliotecas em todas as unidades de ensino, qualidade da merenda escolar, além de dotar todas as escolas com quadras poliesportivas. “Em 2001, um professor ganhava metade do que recebia um professor da Rede Estadual de Ensino. Neste ano, temos a meta de que todos os professores sejam remunerados igual ou com salário maior do que o da Rede Estadual. Vamos fazer a nossa parte, e peço a dedicação de todos para que a educação de Nova Andradina seja cada dia melhor. Conto com vocês, vamos trabalhar pela qualidade da educação”, finaliza o prefeito, que foi ovacionado por todos os participantes da capacitação.