Casas populares do Bela Vista I construídas em parceria entre a Prefeitura e CEF foram entregues aos beneficiários O prefeito Roberto Hashioka, acompanhado da deputada estadual Dione Hashioka e lideranças políticas do Estado, fizeram a entrega das 70 unidades habitacionais do Conjunto Habitacional Bela Vista I na manhã de sábado, dia 10 de maio. A entrega aconteceu nas dependências do Junna, com a presença de todas as chefes de família beneficiadas com o programa, lideranças políticas, como os senadores Valter Pereira e Marisa Serrano, deputados federais Waldemir Moka e Geraldo Resende, deputados estaduais Onevan de Matos e Ary Rigo, presidente da Associação dos Prefeitos de Mato Grosso do Sul (Assomasul), o prefeito de Jateí, Eraldo Leite, prefeitos Jercé Eusébio de Souza (Batayporã), Renato Câmara (Ivinhema), Antônio Eduardo de Lima Ricardo (Anaurilândia), Zelmo de Brida (Naviraí), João Donizete Cassuci (Angélica), João Carlos Lemes (Bataguassu), vice-prefeito de Nova Andradina, Helder Faria, vereadores de Nova Andradina, presidente da Câmara Glauco José Lourenço e Tito José, João Lúcio Santolini, Tonho Ortega, Adriano Palopoli, Rogério e Milton Sena, secretários de Estado, Edson Giroto (Obras e Serviços Públicos), Tânia Mara Garib (Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária), presidente do Incra Flodoaldo Alves de Alencar, presidente do PMDB municipal, Luiz Carlos Sampaio, vereadores dos municípios do Vale e população de Nova Andradina. O Conjunto Habitacional Bela Vista está situado na área de quatro alqueires adquiridos pelo Governo Municipal, entre os Bairros Argemiro Ortega e Durval Andrade Filho, através do Programa Imóvel no Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH). A construção das 70 casas populares foi iniciada através do Programa Imóvel no Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), visando atender famílias que residem em condições de risco, como em barracos de lona, e que vivem abaixo da linha da pobreza, sendo que essas famílias foram atendidas com a moradia digna, de forma gratuita. Este empreendimento teve o custo total de R$ 933.900,80, sendo que a Prefeitura de Nova Andradina disponibilizou R$ 446.999,70 de recursos próprios, o terreno e a infra-estrutura, já a Caixa Econômica Federal participou com recursos na ordem de R$ 486.901,10. O custo por unidade é de R$ 13.341,44, com 31,80 m², tendo a moradia dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A deputada estadual Dione Hashioka parabenizou o prefeito Roberto Hashioka pela entrega das 70 casas, que estão beneficiando as famílias carentes do município. “Já são quase 600 casas entregues aos nova-andradinenses nos dois mandatos do prefeito Hashioka, que pretende concluir o mandato com 800 casas populares. Parabéns Nova Andradina, por mais esta conquista”, destaca a deputada Dione. O senador Valter Pereira fez uma homenagem especial a duas ilustres mulheres do município. “Uma delas influi decisivamente na vida de todos vocês pelo seu exemplo de dignidade, fé, trabalho, dedicação às pessoas. Depois de criar seus três filhos, ela passou a adotar a todos de Nova Andradina como uma só família. Estou falando da deputada Dione Hashioka”, afirma. A segunda mulher homenageada pelo senador Valter Pereira foi uma das beneficiadas com a primeira moradia, a senhora Wilma Fidelina Maldonado. “Essa mulher é humilde, trabalhadora, sobrevivente, uma heroína, pois criou 11 filhos e hoje teve a oportunidade de receber as chaves de sua primeira moradia. Uma mulher que consegue criar 11 filhos merece todas as homenagens”, destacou o senador Valter Pereira, que conclamou a todos para aplaudir às duas homenageadas. O prefeito Roberto Hashioka cumprimentou de forma especial todas as mulheres que receberam as chaves de suas casas, destacando que as escrituras foram feitas em nome das mulheres porque são elas que chefiam os lares e cuidam dos filhos. “Duas coisas são muito marcantes na vida pública, quando estou prefeito. A primeira, quando temos a oportunidade de entregar algum benefício para uma mulher que seja empreendedora, como os investimentos feitos para a Feira Mulheres de Atitude e o Pólo Nova Costura, que aumentam a renda das famílias. O segundo momento, é quando temos a oportunidade de construir uma casa popular. Estamos entregando 70 unidades habitacionais, e quando entregamos a chave, sabemos o quanto uma mãe luta para cuidar da família e a emoção de receber esse benefício, é uma grande alegria”, analisa Hashioka. Hashioka ainda falou sobre o andamento das obras do Conjunto Bela Vista II, em parceria com o Governo do Estado, onde estão em andamento a construção de mais 100 unidades habitacionais. “Temos mais 162 unidades habitacionais para serem iniciadas. Ao longo dos anos, construímos 638 casas populares. Com início de mais esta obra, completaremos 800 unidades habitacionais. Se possível for, deixarei encaminhadas mais 200 casas populares, pois sabemos da importância de dar condições para essas famílias, melhorando a qualidade de vida da nossa população com a entrega de uma moradia digna. Estarei lutando e defendendo os interesses de Nova Andradina, porque nós, nova-andradinenses, temos orgulho do nosso município”, destaca o prefeito. O governador André Puccinelli destacou a importância dos benefícios sociais, principalmente a construção de moradias populares para as famílias carentes. “Parabenizo o prefeito Roberto Hashioka pela sua determinação em oferecer qualidade de vida para estas famílias, entregando as 70 casas populares para essas chefes de família”, destaca. Após a solenidade, o prefeito Roberto Hashioka conduziu as autoridades para uma visita às casas populares entregues, bem como às obras do Bela Vista II, que estão sendo realizadas em parceria com o Governo do Estado.