Foram assinados termo de cessão de trator e implementos agrícolas para os produtores da Gleba Peroba, na Casa Verde O prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka Soler, realizou hoje (31) a assinatura de termo de cessão de trator e implementos agrícolas para a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Assentamento Casa Verde, na Gleba Peroba. As chaves do trator foram entregues pelo prefeito Hashioka para o presidente da Associação, Delvito de Paula. Na ocasião, foram assinados termos de uso de cessão de um trator 4 X 4 ano 2006, MF 292, uma grade aradora de 16 discos com controle remoto, um arado fixo de cinco discos e uma carreta agrícola de quatro rodas com capacidade de quatro toneladas, de propriedade da Prefeitura Municipal, que foram adquiridos através de emenda de bancada dos deputados Nelson Trad e Waldemir Moka e cedidos para a Prefeitura. O presidente do CMDR, Severino Surek disse que desde a fundação do CMDR, há 10 anos, os produtores estão trabalhando para trazer benfeitorias para a categoria e destacou os esforços do prefeito Hashioka para mais essa conquista para a agricultura familiar. Adilson Remelli elogiou o prefeito Hashioka, por entender as necessidades da Gleba Peroba e ceder o trator e implementos para utilização na Agricultura Familiar. “É muito importante a união de todos os produtores para fortalecer a Agricultura Familiar”, analisa. O presidente da associação Delvito de Paula disse que todos os associados impulsionaram o processo para mais essa conquista, e falou sobre o trabalho prestado à Agricultura Familiar pelo prefeito Roberto Hashioka, que não mede esforços para atender à categoria em suas reivindicações. “O prefeito é e sempre será nosso amigo e companheiro”, destaca. Sandro Poloni falou sobre o projeto que em breve deve ser implantado no Estado, para desenvolvimento da pecuária leiteira, o “Balde Cheio”, sendo a Prefeitura Municipal grande parceira desta iniciativa, uma vez que o prefeito Hashioka deve entregar em breve cerca de 60 resfriadores para os pequenos produtores. O secretário Márcio Pereira Costa afirmou que os equipamentos entregues mostram a sensibilidade do prefeito Hashioka, que entendeu que a Prefeitura Municipal deve proporcionar meios para o desenvolvimento da agricultura. “Estamos trabalhando unidos para facilitar a vida do pequeno produtor”, conclui. O vereador Adriano Palopoli destacou a atenção especial da Prefeitura Municipal para o desenvolvimento da agricultura. “Estamos dispostos, em parceria com o prefeito Hashioka, a escrever uma boa história para Nova Andradina”, afirma. O vice-prefeito Helder Faria enalteceu os produtores e produtoras rurais, já que toda a produção agrícola é uma forma de gerar o desenvolvimento de Nova Andradina. O prefeito Roberto Hashioka disse que estar na Casa Verde o traz boas recordações, já que na época em que era engenheiro do antigo Dersul, abriu 170 quilômetros de rodovias para o assentamento. “Fico muito feliz em estar aqui, trabalhando e acompanhando o desenvolvimento desta região”, afirma o prefeito. Hashioka destacou o trabalho de todos os produtores rurais dos assentamentos, que com muito esforço têm uma agricultura familiar forte, com grande produção leiteira, de cerca de 50 mil litros de leite ao dia. Hashioka ainda falou sobre o andamento da implantação de uma usina de biodiesel em Nova Andradina, e que os assentamentos (Teijin e Casa Verde) devem ser parceiros deste empreendimento, produzindo pinhão manso, viável para a agricultura familiar. “Vocês poderão viabilizar esse grande projeto, que trará desenvolvimento para todo o Estado”, analisa. “O trabalho de todos vocês, produtores, faz a diferença para o município de Nova Andradina, estamos passando por um momento muito importante, de investimentos, e vocês são os responsáveis pelo desenvolvimento do nosso município e região”, conclui Hashioka. PARTICIPANTES – A mesa de autoridades foi formada pelo prefeito Roberto Hashioka, o vice-prefeito Helder Faria, o vereador Adriano Palopoli, representando a Câmara Municipal, o secretário de Desenvolvimento Integrado, Márcio Pereira Costa, o diretor da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Sandro Poloni, o presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Assentamento Casa Verde, Delvito Francisco de Paula, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adilson Remelli, e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Severino Surek. Ainda prestigiaram a solenidade o secretário municipal de Finanças José Gilberto Garcia, João Comides, presidente da Coopaverde (Gleba Angico), João Dan, representante da Comunidade Casa Verde, Clodoaldo Bartman, diretor da Rádio Clube FM, o vereador João Lúcio Santolini, além de produtores da região.