Mulheres receberam homenagem na abertura da Feira Mulheres de Atitude O prefeito Roberto Hashioka homenageou as mulheres na abertura da Feira Mulheres de Atitude, que foi realizada na noite de sexta-feira, dia 07 de março, na Praça Brasil, marcando as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Todas as mulheres presentes receberam um botão de rosa e um cartão, entregue pelo prefeito Roberto Hashioka. O evento contou com a presença da primeira-dama e deputada estadual Dione Hashioka, da coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Carla Stefanini, representando o governo do Estado, do vice-prefeito Helder Faria, a delegada da Delegacia da Mulher, Marília Brito Martins, os vereadores Tito José e Célia Dan, as secretárias Maria Eugênia Bruno Andreassi (Cidadania e Assistência Social), Elizabeth Sumiko Anami Nogueira (Obras), e representando a Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (Acina), Joana D’Arc Bono Garcia. A diretora da Coordenadoria Especial da Mulher (CEMU), Edna Chulli, afirmou que o município não trabalha aleatoriamente. “Temos Coordenadorias da Mulher nas três esferas, municipal, estadual e nacional e trabalhamos regidos por um plano nacional”, afirma. Edna Chulli disse estar muito feliz e que a noite era especial, pelas comemorações de mais um 08 de Março. A partir de março de 2006, segundo Edna, o município realiza feiras para que as mulheres autônomas tenham um espaço adequado para expor seus produtos, sempre com o apoio do prefeito Roberto Hashioka, que ofereceu todo o incentivo para que a feira acontecesse da melhor forma possível. “O 08 de março passou a ser comemorado diferente, a partir da Coordenadoria da Mulher. Hoje, damos incentivo para que as mulheres demonstrem o talento que todas nós temos e o resultado é que a cada edição a feira cresce mais, e inclusive serve de exemplo para outros municípios”, destaca. O trabalho da Administração Municipal também foi destacado por Edna Chulli, que atribui o sucesso das feiras ao apoio incondicional do prefeito Roberto Hashioka, que ao criar a Coordenadoria Especial da Mulher, criou oportunidades para que as mulheres possam discutir de forma mais ampla a conquista de seu espaço na sociedade nova-andradinense. “Tenho muito orgulho em trabalhar nesta administração, porque não é somente na Coordenadoria da Mulher que os resultados são positivos, mas em todas as áreas. O povo de Nova Andradina merece uma administração responsável, que realmente está aqui para trabalhar”, analisa. O 1º vice-presidente Tito José passou a palavra para a vereadora Célia Dan, que falou sobre a luta das mulheres, que se faz necessária para se ter uma sociedade mais justa. “Hoje, celebramos o 08 de março e sonhamos que a nossa sociedade seja igualitária de fato”, afirma. Carla Stefanini, coordenadora da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, afirmou que a sua visita ao município mostrou o que é dito de Nova Andradina em todo o Estado. “Por todos os municípios que eu passo, Nova Andradina tem sido uma referência para o Estado, em termos de administração pública, de progresso e em políticas públicas para mulheres. Agradeço o incentivo que o senhor prefeito Hashioka e a primeira-dama e deputada estadual Dione Hashioka dão ao trabalho da Coordenadoria Especial da Mulher, que está em boas mãos, pois a Edna sempre está trazendo projetos e incentivos para o município. Desejo que todas as mulheres usufruam de todos os benefícios que a Prefeitura Municipal oferece a vocês”, destaca. A deputada estadual Dione Hashioka afirmou que graças à sensibilidade do prefeito Hashioka, que designou secretarias para as mulheres, a sociedade de Nova Andradina pôde ver o que a mulher é capaz de realizar. “Parabenizo a todas as mulheres de atitude, que tiveram atitude de acreditar no seu sonho e transformá-lo em realidade. Fico muito feliz em ver que as mulheres têm um lugar para comercializar seus produtos e interagir com as demais. Mulheres de atitude somos todas nós, que temos orgulho de ser mulher”, destaca. O prefeito Roberto Hashioka afirmou que é uma alegria muito grande de ter a oportunidade de estar mais uma vez participando de um evento organizado e idealizado pelas mulheres. “Castro Alves certa vez disse que a praça é do povo. Aqui, a praça é das mulheres, que tomaram conta de forma muito positiva, muito competente. Isso faz com que a gente se sinta envaidecido, de ser prefeito de uma cidade que tem tantas mulheres, que além de bonitas são também muito competentes, dedicadas, boas mães de família e grandes profissionais. Feliz o homem que pode estar entre as mulheres, um privilégio que temos de estar entre elas”, destaca Hashioka. Hashioka disse que desde o seu primeiro mandato, em 2001, foram várias conquistas para as mulheres, como a construção da Clínica da Mulher para oferecer espaço físico adequado, a implantação da Delegacia da Mulher, e hoje, a implantação da Coordenadoria Especial da Mulher. “A cada dia temos mais avanços em todos os setores. A Coordenadoria da Mulher é um sucesso, pela dedicação de quem coordena e o trabalho de quem participa”, analisa. O prefeito Hashioka parabenizou todas as mulheres, e citou a história da princesa Isabel, que libertou os escravos do Brasil, marcando sua época. “O Barão de Cotegipe, quando a princesa Isabel retornou a Portugal, disse que ela libertou uma raça, mas havia perdido o trono. Ela afirmou que mil tronos ela tivesse, mil vezes ela os daria para dar liberdade dos escravos do Brasil. Ela enfrentou a elite dos fazendeiros para libertar os escravos, mostrando a força da mulher”, afirma. Hashioka ainda citou Victor Hugo, finalizando sua fala. “O homem é águia que voa, a mulher, rouxinol que canta. Voar é dominar o espaço, cantar é conquistar a alma. Com certeza, vocês mulheres conquistam nossas almas. Que Deus abençoe todas vocês”, conclui.