Identificar e discutir os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA), frente aos obstáculos e possibilidades locais, regionais e nacionais, indicando ações de enfrentamento dos interesses e demandas por esta modalidade de educação. Assim, o CME de Nova Andradina, se reuniu no último dia 19 p.passado para preparar o encontro que aconteceu nos dias 21 e 22/ Junho, tendo como temas e palestrantes: Os desafios da educação de jovens e adultos - Profª. Vera de Fátima Antunes, Coordenadora do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul – FEJA/MS; Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos - Profª. Liliam Cristina Caldeira; O contexto da EJA em MS - Palestrante: Profª. Severina Ferreira da Silva; Os desafios da EJA no Brasil - Palestrante: Profª. Maria José; A composição e as finalidades do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul FEJA/MS - Palestrantes: Profª. Vera de Fátima Antunes e Prof. Célio Vieira Nogueira; Constituição do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Nova Andradina - Conselho Municipal de Educação de Nova Andradina. O Prefeito Roberto Hashioka, esteve presente na abertura do encontro, ocorrida na noite do dia 21, na Sala Lúcia Andrade de Toledo Piza. Em sua fala, destacou a importância, da educação na vida das pessoas, “os dados são estarrecedores. Não há dúvida, ao pensarmos que estamos no terceiro milênio, pensar no Brasil com praticamente um terço da sua população comprometida na questão do analfabetismo, uns mais outros menos, é algo muito sério. Quando sabemos que o mundo vive hoje on-line e alguns comentam não conhecer a informática, estes sofrem muito mais que os próprios analfabetos, algo que acreditávamos estar erradicado no passado e sabermos ter pessoas, as quais ainda não sabem ler e nem escrever, é preocupante. Tem pessoas com poucas condições na sua educação, isso compromete inclusive, quando se vai buscar a capacitação daqueles que busca no trabalho seu sustento. Então a responsabilidade aqui é muito grande”. Hashioka lembrou a estrofe de uma poesia do Padre Samuel de Medeiros que diz: assim quão importante é desejar, tudo se reflete neste fato, mas na verdade nada foi feito na terra que não seja precedido de um desejo. E acrescentou em sua fala: “todos nós temos essas responsabilidades e devemos ter o desejo de ver isso solucionado. Ai cabe a cada um, o seu trabalho, seu empenho. Um escritor americano disse: uma idéia para se transformar em pão e magia dependendo do talento com que a flexione. Acredito no talento de vocês que são educadores, que tem a responsabilidade nas mãos de estar ai buscando a solução para uma coisa que realmente é difícil de mensurar o quanto agrava a situação de um País como o Brasil. Cabe a nós, então trabalharmos de fato, darmos o melhor de nós para isso possa ser revertido. Temos a certeza que o Brasil caminha para dias melhores, onde a sociedade possa ter dignidade, isso é fundamental na educação”. E salientou, “nos seis anos de meu mandato deito com a consciência tranqüila que fiz o melhor pude, obviamente que todos nós temos as nossas limitações, ninguém é perfeito, mas tenho dentro de mim juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, com os educadores, todos aqueles que estão envolvidos nesse processo, somados a rede estadual de ensino, com as universidades, tanto as privadas, quanto a estadual e federal, Nova Andradina tem este compromisso e esta capacidade de reverter este quadro no mais breve espaço de tempo”.