A Prefeitura Municipal de Nova Andradina está realizando a recuperação da erosão no Córrego Umbaracá. Estão sendo executados serviços de rip rap em solo cimento ensacado, para estabilização do canal existente, uma barragem em maciço de terra compactada a 100% PN, com um vertedor tapa caixa, e corpo de bueiro simples celular de concreto, com um dissipador de energia, assentados sobre um berço de concreto. O rip rap já foi concluído, e no momento, equipes trabalham na execução do berço de concreto. O prefeito Roberto Hashioka, desde o seu primeiro mandato, vem tentando solucionar o problema do processo erosivo, buscando recursos junto aos Ministérios para a execução desta obra. A obra está sendo realizada com recursos do Ministério da Integração, através da Defesa Civil, com emenda do deputado federal Waldemir Moka, no valor de R$ 300 mil, com contrapartida do município de R$ 158.834,66, recursos conquistados através do trabalho incansável do prefeito Roberto Hashioka, para a realização de obras para a melhoria da qualidade de vida da população. A cidade de Nova Andradina vem sofrendo há mais de 30 anos, gradativamente, com a erosão que se formou na Rua André Loyer, precisamente nas chácaras 33 e 34, onde desemboca o canal de águas pluviais provenientes dos Bairros São Vicente, Vila Operária, Santa Terezinha, Capilé, Irman Ribeiro e parte do Centro. Esta obra fará com que a erosão seja contida neste trecho, para que não avance sobre a área urbana. Serão necessários mais recursos para a urbanização desta área, e contenção do restante da erosão que se prolonga pelas chácaras e fazendas vizinhas. O prefeito Roberto Hashioka continua seu trabalho em busca de recursos para que esta obra seja totalmente concretizada.