Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
A Prefeitura de Nova Andradina inicia na próxima terça-feira (08) o serviço de coleta seletiva no município. Todo o processo será desenvolvido por meio das secretarias municipais de Serviços Públicos (Semusp) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi), em parceria com a Associação de Catadores de Recicláveis de Nova Andradina (Corena). 
De acordo com o secretário da Semdi, Marcio Costa, a implantação do sistema representa um avanço na preservação do meio ambiente. “Esse é um assunto que temos discutido amplamente, com uma importante participação do prefeito Roberto Hashioka nesse processo”, frisou. 
“Nossa ideia é reduzir a quantidade de lixo produzido na cidade, incentivando a reutilização e reciclagem através da coleta seletiva, o que para nós é algo inovador e cheio de desafios”,  completou o gestor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado. 
Para Costa, a proposta também garante oportunidades e dignidade aos catadores de recicláveis. “São pessoas que desempenham um importante papel na questão ambiental, por isso a iniciativa da coleta é um fator gerador de renda para as famílias da associação”, salientou. 
O secretário elencou a participação e o envolvimento dos nova-andradinenses como fundamentais para o êxito do sistema de coleta seletiva. “Para que essa proposta dê certo é necessário o envolvimento de toda a comunidade, que tem esse desafio de abraçar conosco a causa ambiental. Por isso é importante que os munícipes separem em casa os materiais recicláveis”, expôs. 
Quanto à atual gestão, o gestor definiu como decisiva para implantação do sistema. “O prefeito Roberto Hashioka demonstra, através dessa iniciativa, o compromisso com o meio ambiente e com as pessoas”, emendou.
Atenção
De acordo com o calendário divulgado pela Semdi, o sistema terá início nos bairros Capilé, Alvorada, Edson Zanatta, Santa Terezinha e Irman Ribeiro, onde a coleta acontecerá às terças-feiras. 
Às quartas-feiras serão contemplados os bairros Vila Operária, Santo Antônio, São Vicente de Paula e Sinhá Estela. Os bairros Portal do Parque e Universitário I e II, Celina Gonçalves, Pedro Pedrossian e COHAB III serão atendidos às quintas-feiras. 
Já às sextas, a coleta acontecerá nos bairros Cristo Rei, Ulisses Pinheiro, Durval Andrade Filho, Bela Vista I e II, Argemiro Ortega. Às segundas, os bairros atendidos são: Vila Beatriz, Horto Florestal, Guiomar Soares, Campo Verde e Centro Educacional. Nas avenidas Antônio Joaquim de Moura Andrade e Eurico Soares Andrade as coletas serão realizadas de segunda a sexta-feira. 
Resíduos recicláveis e não recicláveis 
São considerados resíduos recicláveis papel, papelão, caixas de leite (tetra pak), latas (alumínio), plástico, ferro, vidros/garrafas, pet, embalagens, sacos rafia, para-choque entre outros. 
Entre os resíduos não recicláveis estão resto de alimentos, papel higiênico, vidros temperados, espelhos, fraldas descartáveis e roupas velhas. 
Para informações adicionais sobre o novo sistema de coleta seletiva de lixo, os munícipes devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado. O telefone para contato é o (67) 3441-3664.