O prefeito Roberto Hashioka destacou nesta semana que o Governo Municipal de Nova Andradina acaba de estruturar as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) com médicos entre outros profissionais especializados. A iniciativa atende determinação do chefe do Executivo municipal e visa assegurar mais atendimento à população, especialmente nos ESFs que apresentavam defasagem no quadro de funcionários.
Apesar das dificuldades, estamos prontos para garantir que nenhuma unidade fique sem os funcionários necessários para um bom atendimento, a exemplo do ESF Centro Educacional, em que o contrato da médica venceu recentemente e o candidato aprovado no último concurso optou por não assumir a vaga. Estamos atentos e vamos sanar esta situação para que 100% dos nossos ESFs tenham médicos, certificou Hashioka.
Do último concurso promovido pela Prefeitura foram convocados, até o momento, cinco médicos (dois não assumiram), um odontólogo, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um agente de endemias, dois agentes administrativos e nove auxiliares de serviços básicos, tanto para Nova Andradina, como para Nova Casa Verde. A previsão é de que mais um odontólogo e novos recepcionistas sejam convocados em breve.
Se comparado com outros municípios podemos garantir que prestamos um bom atendimento. Essa foi uma conquista obtida ao longo do tempo e que é fruto de muito trabalho. Se nos reportarmos a 2001, quando assumi meu primeiro mandato, nós só tínhamos o posto do cruzamento da Avenida Ivinhema com a Eurico. Reformamos esse posto e hoje aquela unidade é um Centro de Especialidades Médicas, frisou Hashioka.
O prefeito também relembrou a estruturação da saúde a partir da construção da Clínica da Mulher, Unidade Assistencial de Saúde, Centro de Reabilitação e Centro de Especialidades Odontológicas. Deixamos ainda uma emenda do ex-deputado Waldir Neves que foi utilizada para construir o Laboratório Municipal, transformando aquela quadra em um centro de referência, disponibilizando os mais variados atendimentos.
A implantação de unidades do Programa Saúde da Família (PSF) hoje denominadas de Estratégia Saúde da Família (ESF) também foi destacada pelo prefeito Roberto Hashioka. Construímos oito ESFs no perímetro urbano e um no distrito Nova Casa Verde. ESFs esses que, neste novo mandato, receberam novos investimentos para ampliação e aquisição de equipamentos, salientou o gestor.
Contudo, sabemos que quanto mais se oferece, mais se precisa. Entre essas necessidades, uma boa recepção é o que eu tenho reiterado por diversas vezes, pois um bom tratamento é o que qualifica o atendimento para aquela pessoa que procura uma unidade de saúde, visando ser acolhida à altura do que se esperava, complementou o prefeito de Nova Andradina.