O Prefeito Roberto Hashioka deixou clara sua satisfação em receber em seu gabinete, o Presidente Nacional do IBGE, Eduardo Nunes, afirmando estar lisonjeado e Nova Andradina escolhida dentre os mais de 5.000 Municípios Brasileiros, sendo privilegiada com visita tão ilustre. O Presidente Nacional do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Eduardo Pereira Nunes, acompanhado por Carlita Estevam de Souza, Chefe do IBGE em Mato Grosso do Sul; Sinval Dias dos Santos, Chefe do instituto no Estado do Paraná e por Mauro Jordão da Silva, Coordenador em Nova Andradina e região, foi recebido pelo Prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka. Hashioka afirmou ser um privilégio receber o Presidente do IBGE. Afirmou sentir-se lisonjeado, pois dentre os mais de 5.000 Municípios Brasileiros e os 78 de Mato Grosso do Sul, Nova Andradina receber visita tão importante, de suma importância para os destinos do Município, uma vez que, “estamos em plenos censos populacional e agropecuário”. O Prefeito garantiu apoio total e forneceu a estrutura necessária a fim de que o IBGE possa realizar com êxito seu trabalho no Município, como também, nos demais que integram a região de Nova Andradina. Ao falar sobre sua visita, Eduardo Nunes, destacou que: “nossa missão é retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania. Ele, salientou a predisposição do Prefeito Roberto Hashioka em proporcionar os meios e condições favoráveis ao bom desenvolvimento do trabalho dos recenseadores. “O IBGE nesse ano está fazendo um grande levantamento da população brasileira, uma contagem da população. Realiza também, o senso agropecuário e Julho é o ultimo mês do levantamento das informações no Município de Nova Andradina. Já foram levantados 78% dos moradores e dia 31do corrente, os trabalhos serão encerrados”. Eduardo ressalta o motivo da vinda a Nova Andradina, “vimos especialmente visitar o Prefeito Roberto Hashioka, porque fizemos de Nova Andradina um pólo de avaliação do trabalho do censo do IBGE no Estado do Mato Grosso do Sul e pela sua proximidade realizamos uma reunião dessa natureza aqui e uma semelhante no Estado do Paraná, na cidade de Londrina e depois desta realizada no último dia 05, viemos conversar com o prefeito, em especial agradecer pelo apoio que tem dado ao IBGE nesse trabalho”. Prossegue, “temos um posto de coleta do recenseamento do IBGE em Nova Andradina, em instalações fornecidas pelo prefeito. Ao mesmo tempo viemos dizer o quanto é importante à participação da comunidade local nesse trabalho, por meio de uma comissão que nós denominamos de Comissão Censitária Municipal, onde a população tem a oportunidade de acompanhar a qualidade do trabalho da instituição. Assim, formalizamos o convite ao prefeito para que assista essa reunião e veja os resultados, que estaremos publicando dentro de um mês, sobre a população do Município”. O Presidente do IBGE esclareceu que, “após o censo, em primeiro lugar o que teremos de mudança é um retrato atualizado da realidade social, populacional e agropecuária do País. No caso da agropecuária, o último censo foi há 10 anos atrás e de lá para cá, o Brasil mudou muito, principalmente o agro-negócio, a expansão da nossa fronteira agrícola, a modernização de nossa agricultura e portanto, precisamos atualizar esse retrato até para que o governo possa traçar novas políticas na área da agricultura, principalmente porque é meta governamental aumentar a competitividade no cenário internacional, então pra isso é preciso ter dados atualizados e no que diz respeito a população é fundamental, porque com base nesses dados, os Governos Federal, Estadual e Municipal, podem traçar políticas de habitação, transporte, saúde, educação, dentre outras, a partir destas informações”. E acrescentou, “aproveito para agradecer o apoio que o Prefeito de Nova Andradina, Engº. Roberto Hashioka tem dado ao IBGE nesse trabalho. Na oportunidade digo à população novandradinense que, se alguém ainda não foi recenseado, por favor, procure o posto de coleta do IBGE sito no centro de Nova Andradina, na Av. Eurico Soares”.