Hashioka assina escritura pública de doação da área da Escola Técnica Federal de Nova Andradina, que contará com a primeira escola técnica do Estado de Mato Grosso do Sul O prefeito Roberto Hashioka assinou na tarde de terça-feira, dia 12 de agosto, a escritura pública de doação da área da Escola Técnica Federal de Nova Andradina (ETF-NA), através da lei 719 de 21/05/2008, que dispõe sobre a doação de área de 181,6509 hectares, desmembrada da Fazenda Gato Preto, com valor atribuído de R$ 529.185,41, para efeitos fiscais. A Escola Técnica Federal foi criada pela Lei Federal nº 11.534, de 25 de outubro de 2007. A ausência destes atos legais eram alguns dos entraves que impossibilitavam o funcionamento da ETF-NA e que a determinação do prefeito Hashioka, paulatinamente conseguiu resolver, junto aos diversos setores envolvidos, o que tornou possível a criação da primeira Escola Técnica Federal do Estado de Mato Grosso do Sul para Nova Andradina. A assinatura foi realizada no gabinete do prefeito Hashioka, com a presença do diretor pró-tempore do Instituto Federal Tecnológico de Mato Grosso do Sul (IFET-MS), Marcus Aurélius Stier Serpe, do diretor pró-tempore da Escola Técnica Federal de Nova Andradina, José Junio Rodrigues de Souza, Vanessa França, gerente de ensino da Escola Técnica Federal de Nova Andradina, secretário de Educação, Cultura e Desporto, Luiz Carlos Sampaio, e os vereadores Glauco Lourenço, Antônio Ortega, João Lúcio e Tito José. O prefeito Roberto Hashioka disse que é um marco para Nova Andradina a criação da primeira Escola Técnica Federal do Estado. Hashioka destacou a importância da implantação de mais uma unidade de ensino técnico para o município, que se consolida como pólo educacional da região. “Avançamos muito, e vamos continuar avançando cada vez mais, com a vinda de novos cursos profissionalizantes e técnicos para nossa população, que terá condições de competitividade no mercado de trabalho”, afirma Hashioka. Segundo informações do diretor pró-tempore da Escola Técnica Federal de Nova Andradina (ETF-NA), José Junio Rodrigues de Souza, o curso de técnico em agropecuária deverá ser iniciado no próximo ano, provavelmente no mês de fevereiro. José Junio informou que o curso será realizado em sistema concomitante externo, com os alunos cursando o Ensino Médio na escola e realizando apenas o curso técnico na ETF-NA, que terá duração de dois anos. As aulas, de acordo com José Junio, serão mais práticas, e a teoria será trabalhada no Ensino Médio. “O ensino não será integrado devido à questão do andamento das obras, senão não seria possível iniciar o curso já no primeiro semestre do ano que vem. Os recursos serão aplicados na parte física já acabada, visando adequar o espaço”, afirma José Junio. De acordo com o diretor pró-tempore do IFET-MS, Marcus Aurélius Stier, será marcada uma reunião com o MEC para a próxima semana, para tratar sobre a aquisição dos equipamentos e mobiliário para a Escola Técnica Federal de Nova Andradina. A princípio, serão disponibilizadas 88 vagas, sendo 44 no período matutino e 44 no vespertino. “Devem ser investidos quase R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos. Recebemos a informação de que estão sendo adquiridas duas camionetas para apoio aos trabalhos, uma para Nova Andradina e outra para Campo Grande”, informa. A comissão da Escola Técnica Federal de Nova Andradina fez um cronograma dos trabalhos, e segundo Marcus Aurélius, é preciso que o concurso público seja aberto até início de outubro, para que haja tempo hábil para o início das aulas. “Acredito que não terá problemas, precisamos agilizar o processo do concurso para realizar o treinamento do corpo docente e administrativo”, afirma. Durante a reunião, também ficou definido que após a readequação do espaço para o início das aulas, será realizada solenidade de inauguração da Escola Técnica Federal de Nova Andradina. A Escola Técnica Federal de Nova Andradina é um sonho antigo da população, para proporcionar a capacitação da mão-de-obra para o agronegócio, um dos grandes geradores de renda da economia do município. A obra ficou paralisada por 13 anos, devido a irregularidades apontadas no passado, e hoje, com toda luta e empenho do prefeito Roberto Hashioka, está se tornando realidade. “A inauguração da Escola Técnica Federal é mais uma conquista para a população. Nova Andradina, enquanto pólo regional, irá avançar ainda mais em educação com o início dos cursos oferecidos pela Escola Técnica”, conclui Hashioka.