O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) realizou na tarde de segunda-feira, dia 10, a formatura de 50 alunos, da Escola Municipal Efantina de Quadros. A solenidade foi realizada na sede da escola, com as presenças do major Alves Neves, representando o 8º Batalhão de Polícia Militar, professora Irene Travensolo, coordenadora dos Centros de Educação Infantil de Nova Andradina, vereador Adriano Palopoli, o soldado PM Leonel Cunha, instrutor do projeto e a diretora da escola Efantina, Mara Ivane Costa. O PROERD oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial, referentes à família, escola e comunidade, que favoreçam o desenvolvimento da resistência, em jovens que poderiam correr o risco de se envolverem com drogas e problemas de comportamento. O instrutor é um policial militar voluntário, que é selecionado e submetido a treinamento nos padrões americanos, devidamente adaptado à realidade brasileira. A diretora da escola, Mara Ivane, destacou o trabalho realizado em Nova Andradina, que colabora com a formação dos alunos como cidadãos críticos e reflexivos. “Atualmente a escola passa por transformações, e a escola deixou de ser um lugar apenas para repasse de conteúdos didáticos”, analisa. Todas as autoridades ainda salientaram a importância da parceria entre escolas e Polícia Militar, com este trabalho que alerta as crianças e jovens para o perigo do envolvimento com drogas. Os alunos receberam certificados de participação no curso, e os seis melhores receberam medalhas por suas redações e camiseta do PROERD.