A Prefeitura Municipal de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria Especial da Mulher, realizará nos dias 24 e 25 de abril, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e o Governo do Estado, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, uma capacitação com o tema “Violência de Gênero uma Questão de Saúde Pública”. Esta capacitação tem como objetivo sensibilizar o profissional de saúde, agentes comunitários, órgãos e entidades da rede de atendimento a mulher sobre o fenômeno da violência de gênero. Favorecendo a apropriação de novos conceitos em busca de um atendimento humanizado, que visa principalmente conscientizar, que a violência contra a mulher é uma questão de saúde pública. De acordo com a diretora da Coordenadoria Especial da Mulher, Edna Chulli, o número de atendimentos a mulher em serviços, principalmente de saúde pública, são alarmantes, já que mulheres em situação de violência tendem a utilizar esses serviços com maior freqüência. “Muitas vezes, os profissionais têm sérias dúvidas quanto ao seu devido encaminhamento, já que sua formação raramente inclui algum conhecimento técnico específico sobre o tema. Intervir em situações de violência não é tarefa exclusiva das esferas jurídica, policial, psicossocial, mas é também da área da saúde, pois há sofrimentos e adoecimentos que acometem as vítimas de violência, alterando seu estado de saúde”, ressalta Edna Chulli. O município de Nova Andradina possui uma rede de atendimento muito bem articulada entre o Poder Municipal, através da Coordenadoria Especial da Mulher, o Centro de Atendimento a Mulher e as Polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros. “Mas esta capacitação é importante, porque aumentamos e solidificamos ainda mais esta rede, envolvendo outras secretarias municipais fundamentais para o sucesso do atendimento”, analisa Edna. Esta capacitação em princípio está sendo realizada em municípios de pequeno porte, desta forma Nova Andradina não estava no projeto. Mas o secretário municipal de saúde, Norberto Fabri Junior, se sensibilizou com o conteúdo do projeto e por entender a importância deste trabalho, firmou parceria com o Governo do Estado possibilitando a realização desta capacitação. É importante ressaltar que Nova Andradina já possui um projeto permanente em Saúde da Mulher, sendo que esta capacitação deverá enriquecer ainda mais este trabalho que há muito, é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Participarão do Projeto também as Polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros com o objetivo de esclarecer os profissionais dessas corporações, que realizam o atendimento emergencial nas questões de violência doméstica.