Governos Municipal e Estadual também realizaram visita técnica ao Núcleo de Tecnologias Educacionais O governador André Puccinelli e o prefeito Roberto Hashioka participaram da aula inaugural do Profuncionário, que atua na capacitação e na melhoria da escolaridade de servidores não docentes que trabalham nas escolas estaduais e municipais de Nova Andradina. A aula inaugural foi realizada na manhã de sexta-feira, dia 26 de setembro, no plenário da Câmara Municipal de Nova Andradina. Nesta primeira etapa, estão sendo capacitados 150 funcionários, 75 oriundos da Prefeitura Municipal e outros 75 do Governo do Estado. Os cursos somam 1.260 horas/aula. São 18 meses de formação específica, que também contam com aulas práticas presenciais supervisionadas no próprio local de trabalho dos servidores: as escolas. Os cursos são na área de Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Infra-Estrutura Escolar, Técnico em Multimeios Didáticos e Técnico em Secretaria Escolar. Participaram da aula inaugural, acompanhando o prefeito Roberto Hashioka e o governador André Puccinelli, a deputada estadual Dione Hashioka, deputado federal Waldemir Moka, secretário de Estado de Habitação Carlos Marun, secretária de Estado de Educação, Nilene Badeca, secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Sampaio, o vice-prefeito Helder Faria, Dr. Oscar de Almeida Bessa, representando a Promotoria Pública, o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Gilberto José de Arruda, a coordenadora estadual do Profuncionário, Marlise da Costa Oliveira, e a coordenadora do Profuncionário de Nova Andradina, Luciane Lazarini, vereadores, secretários municipais, participantes do Profuncionário em Nova Andradina. A secretária Nilene Badeca afirmou que o programa é desenvolvido em momentos presenciais e à distância, e por isso é importante a implantação do Núcleo de Tecnologias Educacionais. “A parceria é importante para as aulas presenciais, na capacitação dos funcionários públicos. É muito importante a perseverança dos participantes para que todos possam concluir o curso, formando pessoas críticas e capacitadas para atuarem na educação como agentes ativos. Para uma educação visando o sucesso, temos que investir na capacitação de todos os funcionários lotados na educação”, afirma. A deputada estadual Dione Hashioka parabenizou o governador André a secretária Nilene Badeca por buscar parceiros para a execução do Profuncionário no Estado. “O nosso governador André tem trabalhado buscando desenvolver o Estado, para que as pessoas tenham um lugar digno para se viver”, destaca. O deputado federal Waldemir Moka afirmou que o Profuncionário é um programa excelente, e quem se beneficia com a conclusão dos cursos, são os próprios alunos. |A melhoria da qualidade do ensino público está acompanhada da qualidade do corpo administrativo das escolas públicas”, analisa. O prefeito Roberto Hashioka afirmou que é um momento importante para Nova Andradina, complementando cada vez mais a vocação do município de ser um pólo estudantil. “Estamos hoje oferecendo oportunidade para que os funcionários da educação, através da formação com novos cursos, terão melhoria na sua renda. Em Nova Andradina, todos os programas que tivermos a oportunidade de estabelecer parcerias para a realização de capacitações, iremos realizar e dar nossa contribuição”, afirma. O governador André Puccinelli afirmou que serão capacitados nesta fase três mil pessoas em todo Estado através do Profuncionário. “Seja qual for a pretensão da pessoa que busca o curso, melhoria salarial ou mais conhecimentos, a soma deles representa melhoria no âmbito de cada cargo exercido dentro da secretaria escolar”, analisa. André afirmou que as prioridades do Governo do Estado são a tríade Educação, Segurança e Saúde, e que o Estado continuará investindo na capacitação e equipamentos, para melhorar o atendimento à população. “Pretendemos estimular a todos que participem e tenham a responsabilidade de concluir os cursos, pois representam melhoria na qualidade do ensino em todo o Estado”, conclui o governador. NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – Antes do início da solenidade, Hashioka acompanhou o governador André e as autoridades na visita ao Núcleo de Tecnologias Educacionais. Formado por duas salas de Tecnologias Educacionais em prédio anexo à Escola Estadual Austrílio Capilé Castro, o NTE de Nova Andradina possui 40 computadores, aparelhos de multimídias e funciona como uma escola voltada à formação continuada dos profissionais de educação das redes estadual e municipal. Além de capacitar os profissionais locais, o Núcleo de Nova Andradina também acompanha e avalia o processo de implantação das Salas de Tecnologia Educacionais de Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu. Atualmente, o NTE atende 24 escolas estaduais da região e todas as municipais de Nova Andradina. “Moldamos uma capacitação adequada às características educacionais de Mato Grosso do Sul, com investimentos diretos na compra de computadores, do mobiliário e na construção dos espaços para o funcionamento de seis Núcleos”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Nilene Badeca.