Uma das preocupações e prioridades do Prefeito Roberto Hashioka, em sua administração, são as crianças e adolescentes, assim tem implantado e mantido programas sociais voltados para este segmento da sociedade, como o Agente Jovem. O Programa Agente Jovem, mantido pelo Governo Municipal de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, tem como um dos objetivos trabalharem em prol da conscientização dos adolescentes quanto aos cuidados que devem ter com o meio ambiente. Assim, foi feita uma parceria com a UFMS, objetivando mostrar aos adolescentes os impacto e levá-los a mudanças de hábitos, na questão da seleção do lixo. Nos dias 20 e 21 p.passados, a Universidade Federal de MS – Unidade de Nova Andradina, através do Prof. Dr. Charlei Aparecido da Silva, Docente do curso de Geografia, iniciou neste Programa um mini-curso com os jovens que terá carga horária de 16 horas. O mini-curso será realizado em duas etapas, sendo que a 1ª Etapa será totalmente teoria, onde a discussão terá como tema os problemas ambientais causados pelo próprio homem e da importância da coleta seletiva. Na 2ª Etapa o professor estará levando os jovens para uma visita nos locais onde há depósito irregular do lixo e em seguida fará uma interação com os adolescentes em um local limpo e saudável. A parceria da Universidade Federal trará grandes benefícios ao programa, tendo em vista que os adolescentes participaram juntamente com a UFMS, de todo o processo de mobilização na comunidade para preparação do cidadão novandradinense, da importância da coleta seletiva do lixo.