Já está disponível no site da Prefeitura de Nova Andradina a lista das pessoas pré-selecionadas para o Programa Habitacional Financiado com subsídio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O documento, que está disponível na guia http://pmna.ms.gov.br/dados-gerais e na Agência Municipal de Habitação, lista os cadastros considerados aptos pela Secretaria de Estado de Habitação (Sehab).
Conforme informações divulgadas pela Agehnova, 200 famílias serão beneficiadas. Em Nova Andradina, mais de 1.200 pessoas se inscreveram no programa. Deste total, 789 podem concorrer às unidades habitacionais. A seleção dos mutuários segue os critérios estabelecidos pelo programa, inclusive com a ordem hierárquica da pontuação obtida pelos mutuários e emitida pela Sehab. Já a segunda fase da seleção, será feita através de análise da Caixa Econômica Federal, destaca a diretora-geral da Agehnova, Maria Eugênia Bruno Andreassi.
Para o prefeito Roberto Hashioka, a entrega das moradias representa segurança e dignidade para as famílias de Nova Andradina. É muito gratificante ver a emoção de uma mãe receber as chaves da casa própria, assegurando um lar para os filhos, afirma.
A agência municipal de habitação informa ainda que os pré-selecionados deverão realizar atualização cadastral no órgão, munidos da seguinte documentação: CPF, RG, Comprovante de Estado Civil, Comprovante de Renda (3 últimos holerites), Certidão de Nascimento dos Filhos de até 18 anos), Laudo Médico com CID (em caso de deficiência física) e Certidão Negativa de Imóvel.
De acordo com as normas do programa 5% das unidades habitacionais são destinadas a idosos e 10% à deficientes físicos. O atendimento aos pré-selecionados acontece em horário comercial na Agehnova, localizada na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, 1010 (Antigo prédio da Secretaria de Saúde).
O programa prevê a construção de 200 unidades habitacionais, com recursos do Governo Federal e contrapartida do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a doação de terrenos regularizados pela Prefeitura de Nova Andradina. As casas populares que serão entregues, compreendem os conjuntos habitacionais: Almesinda Costa Souza (88 casas), Randolfo Jareta (13), Primavera (60) e Universitário I (39).
O PROGRAMA - A parceria estabelecida entre Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Nova Andradina foi formalizada na segunda-feira (21) em Campo Grande. Na audiência, realizada na Secretaria Estadual de Habitação, o prefeito Roberto Hashioka recebeu a lista dos pré-selecionados da secretária Maria do Carmo Avesani Lopes. A agenda também foi acompanhada pelos técnicos da Agehnova.
Com a proposta de garantir à população o benefício da casa própria por meio dos subsídios do FGTS no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida, a iniciativa tem como objetivo atender as famílias com renda familiar de R$ 1,3 mil a R$ 2,4 mil. Entre os critérios para compor o programa está a capacidade de pagamento e o comprometimento máximo de financiamento que é de até 30% da renda.
As unidades habitacionais terão o valor de financiamento reduzido pela aplicação do subsídio do Estado e doação do terreno pelo município, facilitando desta forma o acesso destas famílias a uma moradia financiada.
Além de garantir a implantação das casas populares e reduzir o déficit habitacional do Estado e em Nova Andradina, governo e município irão investir na infraestrutura do acesso ao empreendimento, proporcionando à comunidade melhores condições de habitabilidade.