O Projeto Girassol, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em todos os Postos de Saúde da Família (PSF’s), encerrou o curso no PSF Vila Operária. O projeto, que está vinculado ao Programa de Planejamento Familiar é desenvolvido em grupos na Clínica da Mulher, Centro de Especialidades Médicas (CEM), PSF’s Irman Ribeiro, Morada do Sol, São Vicente, Vila Operária, Horto Florestal e Centro Educacional, que se reúnem semanalmente para trocar informações sobre os temas relativos à gravidez até o parto e cuidados com os bebês. O curso de 11 semanas foi finalizado na sexta-feira, dia 09 de maio, com a presença do secretário de saúde Norberto Fabri Junior, representando o prefeito Roberto Hashioka, enfermeira Anésia Garcia de Oliveira, que desenvolve o projeto no PSF Vila Operária, e as gestantes participantes dos cursos. Uma mãe participante dos cursos deu um depoimento sobre a importância dos conhecimentos adquiridos antes do nascimento do bebê, além de fazer um agradecimento pelas orientações recebidas. O secretário Norberto Fabri disse que o curso é um momento de treinamento para que as mães possam receber seus filhos mais seguras, sabendo como proceder em todas as situações. Norberto ainda fez um agradecimento a toda a equipe, que se empenha para oferecer para as futuras mamães a orientação necessária para que saibam cuidar dos seus bebês. “Gostaria de agradecer também a sensibilidade do prefeito Roberto Hashioka, que incentiva todos os trabalhos e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destaca o secretário. PROJETO – De acordo com a coordenadora do projeto, a assistente social Jacira Monteiro, o ser humano, para viver de forma segura, saudável e equilibrada, necessita, desde o seu nascimento, ser acolhido, cuidado, educado e alimentado com carinho, afeto e respeito por seus pais, e por esses motivos, o Projeto Girassol foi criado. As gestantes são orientadas para acolher seus filhos, desde seu nascimento, com maior preparo. “O projeto foi inspirado na natureza que tão sabiamente nos ensina o movimento da vida. O girassol busca constantemente no sol as energias necessárias para o seu desenvolvimento, e com isso, preparamos as futuras mamães e papais para serem o sol na vida de seus filhos”, analisa. As reuniões semanais são promovidas e acompanhadas pela equipe do Projeto Girassol, que é formada por assistente social, dentista, enfermeira, médico ginecologista, médico pediatra e psicólogo. Os temas trabalhados são referentes à gravidez, parto, medos e mitos, cuidados para com o bebê, afeto, auto-estima, sexualidade, saúde bucal, educação e planejamento familiar. As atividades são realizadas através de dinâmicas em grupo, além de contemplar a prática sobre os cuidados. Desde o seu primeiro mandato, o prefeito Roberto Hashioka implantou oito Postos de Saúde da Família (PSF’s), sendo seis deles em sedes próprias, com sete postos na zona urbana e um na área rural, com agentes de saúde, médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais da área, levando a toda a família o atendimento de que necessita. Os PSF’s ainda desenvolvem diversos projetos, como o Girassol, visando trazer informação precisa para os participantes, orientando e mostrando na prática como proceder em cada situação.