Governador André e pioneiro japonês Shirota serão homenageados durante a 26ª Fejuna, na queima da fogueira A queima da fogueira acontece na noite deste domingo, por volta das 22 horas, no Parque de Exposições Henrique Martins. Serão homenageados o governador André Puccinelli e Shoji Shirota, pioneiro de Nova Andradina, imigrado do Japão, que irão acionar o dispositivo para a queima da fogueira de 49 metros. Nesta sexta-feira, dia 11 de julho, será realizada a final do concurso Garoto & Garota Fejuna, lançamento do Cd de Ana Carla e Banda e finalização com a Banda Fruto Proibido. No sábado, as atrações são a Banda Tentação, dupla Gylson & Junior e Grupo Batepé. Finalmente no domingo, dia 13 de julho, a 26ª Fejuna será encerrada com a apresentação do Grupo Batepé, queima da Fogueira, e show com a dupla Thulio & Thiago e Banda Tentação Geral. A Fejuna foi criada na década de 80, e é um evento voltado para atender as entidades assistenciais do município, propiciando uma oportunidade de arrecadarem recursos através da venda de produtos nas barracas montadas para a festa e oferecer lazer e entretenimento à população. Este ano a Fejuna completa 26 anos de sucesso, sendo uma das maiores festas do gênero no Estado, que faz parte do calendário cultural da Fundação de Turismo (Fundtur). Confira o currículo das personalidades que serão homenageadas na 26ª Fejuna: GOVERNADOR ANDRÉ PUCCINELLI – André Puccinelli nasceu em Viaregio (Itália) e veio para o Brasil com menos de um ano. Sua família fixou-se inicialmente em Porto Alegre (RS) e depois em Curitiba (PR), onde realizou seus estudos até concluir a faculdade. Casado com Elizabeth Puccinelli é pai de três filhos; a médica Vanessa Puccinelli, os advogados André Puccinelli Júnior e Denise Puccinelli. André Puccinelli tem dois netos, Gabriela (filha de Vanessa Puccinelli) e André Puccinelli Neto (filho de André Puccinelli Júnior). Médico, formado pela Universidade Federal do Paraná, especializou-se em cirurgia geral. Atuou profissionalmente em Fátima do Sul (MS) até 1.983 e em Campo Grande. Foi Secretário Estadual de Saúde (1.983/85), Deputado estadual por dois mandatos (1.987/91 e 1.991/95) e Deputado federal (1.995/96) até ser eleito prefeito da Capital de Mato Grosso do Sul. André Puccinelli foi prefeito de Campo Grande (MS) por dois mandatos (1997/2000 e 2001/04). Como administrador, realizou obras e implantou programas que modernizaram a cidade, elevaram os seus indicadores econômicos e sociais e a qualidade de vida da sua população. Deixou o mandato com 98% de aprovação. Por dois anos consecutivos, foi apontado em pesquisa nacional como o melhor prefeito das capitais brasileiras. Foi eleito Governador de Mato Grosso do Sul em 2006 e computou 726.806 votos. SHOJI SHIROTA – Shoji Shirota nasceu no dia 15 de novembro de 1.925, na província Kega Matsuo Iida Shi, no Japão. Filho de Yoshiro Shirota e Inue Shirota, formou-se como engenheiro agrimensor pela Faculdade Agro Educacional de Tókio, no Japão, 1945. Em 30 de julho de 1.954, Shirota veio para o Brasil, através da Associação Rikko Kai, que atuava no serviço de imigração do Japão ao Brasil, radicando inicialmente na cidade de Registro, Estado de São Paulo. Shirota chegou à Nova Andradina em outubro de 1.959, e no mês seguinte iniciou seu trabalho na cidade, logo após sua emancipação político-administrativa. Shirota trabalhou como agrimensor no loteamento da cidade de Nova Andradina e na Fazenda Moura Andrade S/A Pastoril e Agrícola, onde até hoje continua atuando. Em 1.964, Shirota casou-se com Miyoko Shirota, com quem teve quatro filhos, a dentista Megumi Shirota, a ginecologista Motomi Shirota, a oftalmologista Mayumi Shirota, e a dentista Mutsumi Shirota. Shoji e Miyoko têm quatro netos, Vicenzo e Sofia (filhos de Mayumi Shirota) e Melissa Emmy e Matheus Kenzo (filhos de Megumi Shirota). Shirota é membro fundador da Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (Acena), fundada em 1.960, e foi presidente da entidade de 1.960 a 1.962, e novamente em 1.972. Na Acena, Shirota já ocupou diversas funções, como diretor cultural, diretor social e secretário, e permanece até hoje prestando relevantes serviços para a associação nipônica. Em Nova Andradina, Shirota também fundou a Escola de Língua Japonesa. Shirota é membro da Diretoria da Associação Cultural Nipo-Brasileira Sul-Mato-Grossense, e da Associação R. Rikko do Brasil. Ainda participou da fundação da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense, filial de Dourados, e da fundação da primeira escola de 2º Grau de Nova Andradina, como professor, além de ser colaborador da Beneficiência Nipo-Brasil (Enkyo), em Nova Andradina. Shirota prestou colaboração para o Consulado Geral do Japão em São Paulo, sobre estudo da plantação de arroz de várzea na Fazenda Primavera, em 1.961, e também colaborou com a implantação da Fazenda Teijin. Entre as homenagens que Shirota já recebeu pelos serviços prestados no Brasil, se destacam a de 1.998, quando foi homenageado pelo Ministro Exterior do Japão, senhor Obuchi, no 90º aniversário da Imigração Japonesa no Brasil, pelos seus 40 anos de atividades no País. Shirota recebeu, em 2004, na Câmara Municipal, título de cidadão honorário de Nova Andradina.