Pioneiro Nelson Almeida de Andrade e Shoji Shirota foram os homenageados com a queima da fogueira A 26ª Festa Julina de Nova Andradina (Fejuna) foi encerrada neste domingo, dia 13 de julho, com um show de luzes e cores proporcionado pelo show pirotécnico, que atraiu grande público para o Parque de Exposições Henrique Martins. Os homenageados da noite, Shoji Shirota, representando a colônia japonesa em comemoração ao centenário da imigração Japão – Brasil, e o pioneiro Nelson Almeida de Andrade, neto primogênito do fundador Antônio Joaquim de Moura Andrade, foram os homenageados escolhidos pelo prefeito Roberto Hashioka para acionar a queima da fogueira, pelos relevantes serviços prestados ao município de Nova Andradina. Com 82 anos, Shoji Shirota, que é engenheiro agrimensor formado pela Faculdade Agro Educacional de Tókio, no Japão, 1945, veio para Nova Andradina em 1.959, onde trabalhou como agrimensor no loteamento da cidade de Nova Andradina e na Fazenda Moura Andrade S/A Pastoril e Agrícola, onde continua atuando. Shirota ainda é responsável pela fundação da Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (Acena), fundada em 1.960, e foi presidente da entidade de 1.960 a 1.962, e novamente em 1.972. Na Acena, Shirota já ocupou diversas funções, como diretor cultural, diretor social e secretário, e permanece até hoje prestando relevantes serviços para a associação nipônica. Em 1.964, Shirota casou-se com Miyoko Shirota, com quem teve quatro filhos, a dentista Megumi Shirota, a ginecologista Motomi Shirota, a oftalmologista Mayumi Shirota, e a dentista Mutsumi Shirota. Shoji e Miyoko têm quatro netos, Vicenzo e Sofia (filhos de Mayumi Shirota) e Melissa Emmy e Matheus Kenzo (filhos de Megumi Shirota). Entre as homenagens que Shirota já recebeu pelos serviços prestados no Brasil, se destacam a de 1.998, quando foi homenageado pelo Ministro Exterior do Japão, senhor Obuchi, no 90º aniversário da Imigração Japonesa no Brasil, pelos seus 40 anos de atividades no País. Shirota recebeu, em 2004, na Câmara Municipal, título de cidadão honorário de Nova Andradina. Nelson Almeida de Andrade também foi homenageado na 26ª Fejuna, representando a família Moura Andrade no Cinqüentenário de Nova Andradina, que será comemorado em 20 de dezembro deste ano. Nascido em São Paulo, no dia 08 de maio de 1939, Nelson é neto primogênito de Antônio Joaquim de Moura Andrade, fundador de Nova Andradina e o primeiro filho de Eurico Soares de Moura Andrade e Maria Gertrudes Mangini de Moura Andrade. Inspirado pelo empreendedorismo de Antônio Joaquim de Moura Andrade, Nelson acompanhou todos os passos do avô, quando o fundador sobrevoou o local onde hoje está instalado o município de Nova Andradina. Nelson casou-se em abril 1.963 com Vera Lúcia Cotrim de Moura Andrade e têm quatro filhos: Tony, Sheik, Didi e Mariana, e sete netos: José Henrique, Maria Fernanda, Luis Eduardo, Ana Beatriz, Luis Fernando, Rodrigo e Carlos Eduardo. Nelson ainda acompanhou a fundação da cidade de Andradina, no Estado de São Paulo, cidade co-irmã de Nova Andradina, pois ambas foram fundadas pelo pioneiro Antônio Joaquim de Moura Andrade. A pedido do prefeito Roberto Hashioka, com a anuência da família Moura Andrade, foi possível realizar a instalação do Museu Municipal e da Sala Lúcia Andrade de Toledo Piza, no prédio do antigo Fórum. Da mesma forma, o prefeito Roberto Hashioka fez a solicitação, e com a anuência da família Moura Andrade, o antigo Estádio Andradão foi demolido e no local estão sendo construídas obras importantes e fundamentais para o desenvolvimento de Nova Andradina. Estão em andamento as obras para a construção da Praça Geraldo Mattos Lima, da Praça do Centenário, em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, do Centro de Convenções e futuramente deverá ser edificado o novo Paço Municipal. O antigo Estádio Andradão foi substituído por uma obra moderna, construída pela administração municipal, muito bem localizado, que possui toda a infra-estrutura necessária para abrigar os grandes eventos esportivos que Nova Andradina comporta. No local do antigo Estádio Andradão, já estão concluídos o Fórum, OAB, Promotoria Pública e a nova Câmara Municipal, que será inaugurada em breve. A Fejuna foi encerrada com show da dupla Thulio & Thiago e a apresentação da Banda Tentação Geral, que agitou o público até a madrugada de segunda-feira, dia 14 de julho.